A partir do ano que vem, Jaraguá do Sul contará com o “Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue”. O projeto de lei é de autoria do vereador Celestino Klinkoski (PP) e foi aprovado nesta semana em segunda discussão e votação na Câmara.

A comemoração anual será no dia 13 de junho e a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue”, será realizada do dia 10 a 17 do mesmo mês.

Segundo o vereador, o objetivo é conscientizar a população através de atividades informativas e educativas que abordem a importância da doação de sangue, os procedimentos, confiabilidade do processo e orientações sobre quem pode doar.

Pela proposta do parlamentar, as atividades que vão acontecer durante o período especial devem ser programadas em parceria com o Hemocentro Regional de Jaraguá do Sul. O projeto agora aguarda sanção do prefeito Antídio Aleixo Lunelli.

A enfermeira responsável pelo Hemosc no município, Raquel Ribas, esteve presente na votação feita pelos vereadores e afirma ser favorável ao dia alusivo à doação de sangue em Jaraguá.

Na avaliação da profissional, uma mobilização mais constante em referência à causa ajudará na manutenção do estoque o ano todo. Um dos períodos mais críticos, conforme Raquel, é no inverno, quando acontecem menos doações.

Até a tarde de sexta-feira (14), os níveis de armazenamento de sangue no Hemosc eram estáveis em relação a todos os tipos. O Hemosc fica no pátio do Hospital São José e funciona das 7h às 11h15.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?