Jaraguá do Sul tem Dia da Família na Escola neste sábado (6) nas unidades do Sistema S

Expectativa é de que 400 pessoas participem das atividades em Jaraguá do Sul | Foto Debora Cláudio/Divulgação

Por: Elissandro Sutil

06/04/2019 - 05:04

Acontece neste sábado (6), em toda Santa Catarina, o Dia da Família na Escola, nas unidades do Sistema S, que engloba Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat e Senar. Serão mais de duas mil escolas e 1,2 milhão de estudantes participando das atividades. Em Jaraguá do Sul, a expectativa é receber mais de 400 pessoas no Sesi e Senai, além de escolas da rede estadual e municipal.

O objetivo da data, sempre celebrada em abril, é conscientizar e sensibilizar alunos, pais e familiares sobre a importância da formação escolar para o desenvolvimento social e profissional.

Além disso, os focos deste ano também estão voltados para o fortalecimento de valores. Os pontos principais abordados durante as atividades serão: a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros.

“Acreditamos na força colaborativa entre a família e o ambiente escolar, fomentando o diálogo e fortalecendo a construção da cidadania desses estudantes que estão se preparando para descobrir sua vocação profissional e para o mercado de trabalho”, afirma o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt.

Para o secretário de Estado da  Educação, Natalino Uggioni, é fundamental que os pais participem da vida escolar dos filhos e a atividade proposta é uma iniciativa importante para fomentar essa participação.

“É muito importante que os pais não estejam na escola apenas no Dia da Família, mas que essa visita se estenda ao longo de todo o ano. Eles precisam conhecer e ajudar a cuidar do ambiente escolar, pois quanto mais de perto acompanharem a educação de seus filhos, melhor ela será”, enfatiza.

De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, um dos principais fatores de afastamento dos alunos das escolas é a falta de atratividade. A pesquisa feita com base na PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio) aponta que 40% dos estudantes que deixaram o ensino regular, o fizeram por não enxergar opções atrativas que despertassem seu interesse no ambiente escolar.

Já a pesquisa realizada pela MenCare, mostra que a participação dos pais é determinante para que os filhos se tornem bem sucedido. O relatório destaca a importância da participação nas atividades diárias dos filhos tornando o desenvolvimento cognitivo e desempenho escolar mais satisfatório.

Em contrapartida, os pais também apresentam melhores índices de saúde física e mental a partir do momento que participam mais da vida escolar dos filhos, afirma o relatório.

Como ajudar os filhos na escolha profissional

Incentive os filhos a buscar informações sobre as profissões tidas como atuais e do futuro pesquisando ocupações e perspectivas distintas a respeito do trabalho e do mundo.

Sugira à escola do seu filho a promoção de conversas com profissionais de diversos ramos de atuação.

Visite com seu filho lugares e eventos dedicados a mostrar profissões e requisitos de formação profissional. Visite ainda escolas voltadas para a formação profissional.

Converse com seus filhos sobre as possibilidades de trocar de profissão no futuro. É importante esclarecer que as escolhas não são imutáveis e que mudanças podem ser realizadas.

Respeite e apoie todos os interesses dos filhos porque tudo o que é desenvolvido pode contribuir para a formação profissional e pessoal.

Incentive atividades extracurriculares. Elas são essenciais para desenvolver aptidões e interesses.

Promova responsabilidade e autonomia a partir de tarefas cotidianas, como organização do espaço pessoal, material escolar, rotinas da casa, utilização de transporte público e pequenas compras para a casa.

Dialogue com os filhos sobre suas aspirações e objetivos de vida, saiba quais são as metas, sonhos e inseguranças.

Conte sua história para seus filhos. Fale sobre sua trajetória profissional, se teve liberdade de escolha, se foi uma decisão satisfatória e se faria algo diferente.

Converse sobre as profissões dos familiares. É importante que seu filho conheça o mundo das profissões e tenha contato com trajetórias profissionais de pessoas próximas.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?