Jaraguá do Sul registra maior número de novos casos desde início da pandemia de Covid-19

Por: Natália Trentini

19/01/2022 - 06:01 - Atualizada em: 19/01/2022 - 08:19

Jaraguá do Sul iniciou o ano com uma explosão no número de casos ativos de Covid-19. Com mais de 2.069 casos confirmados na última semana, o município atingiu o maior pico de contágio desde o início da pandemia.

Mas as filas de atendimento para pessoas sintomáticas têm sido apenas para confirmar a infecção: os casos têm sido leves e não demandam atendimento hospitalar, reforça o secretário municipal de Saúde Alceu Moretti.

E os dados confirmam isso. O maior registro de novos casos antes do atual foi entre 7 e 13 de março de 2021, com 1.105 casos. Nesse período, 100% dos leitos hospitalares destinados a Covid-19, tanto da enfermaria quanto da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), estavam ocupados.

Um grande contraste em relação à situação atual: os hospitais de Jaraguá do Sul estão com uma taxa de ocupação de 9% na UTI, 17% na enfermaria adulto e 20% na enfermaria infantil.

Com o dobro de resultados positivos em comparação a março do ano passado, outro indicativo da estabilidade dos casos de coronavírus atuais é o número de atendimentos na rede pública. No período de pico do ano passado, a Secretaria de Saúde e UAPS (Unidade de Apoio ao Pronto Socorro) do Hospital São José atendeu 3.051 pessoas, quase o mesmo número atendido entre 9 e 15 de janeiro, quando 3.121 buscaram as unidades.

Segundo o secretário Alceu Moretti, apesar da proliferação massiva, as pessoas infectadas com o vírus estão apresentando sintomas leves, normalmente nas vias aéreas, sem comprometer o pulmão – que antes vinha sendo um dos primeiros órgãos comprometidos pelo coronavírus, demandando apoio hospitalar.

“Várias pessoas com vírus e taxa de ocupação de hospitais bem baixa, eu atribuo isso a vacina”, comenta o secretário Moretti. “Temos a cultura da vacina muito impregnada no país, desde recém-nascido toma-se vacina, diferente de outros países que estão aí em lock down, com óbitos, dificuldade de atendimento.”

Alceu Moretti, secretário de Saúde de Jaraguá do Sul | Foto Divulgação/PMJS

Vacinas

Atualmente, mais de 132.790 pessoas receberam a primeira dose da vacina e outras 6.223 receberam dose única em Jaraguá do Sul.

Segundo o secretário de Saúde Alceu Moretti, pessoas que ainda não foram imunizadas, nem mesmo com a primeira dose, estão procurando pela vacina nas últimas semanas, por estarem percebendo a proliferação do vírus.

“As pessoas estavam dois anos praticamente isoladas, com todos os cuidados, como dezembro foi um mês de poucos casos e com as festas de fim de ano, fez com que as pessoas se aglomerassem mais. Como essa nova variante tem um poder de contágio muito superior, teve uma proliferação em massa”, pontua Moretti.

Para se ter um comparativo, na semana de 5 a 11 de dezembro foram 52 casos; de 12 a 18 de dezembro, Jaraguá do Sul registrou 45 casos; de 19 a 25 foram 80; de 26 de dezembro a 1º de janeiro foram 211 novos casos.

Mesmo com o crescimento nas últimas semanas, durante todo o mês de dezembro foram somente 388 casos. Enquanto até o momento, em apenas duas semanas de janeiro foram 2.715 diagnósticos positivos.

Aumento de atendimento para exames

O aumento no número de casos levou a ampliação de atendimento para diagnóstico e acompanhamento das pessoas positivas para Covid-19.

Após filas gigantescas terem se formado no Hospital São José na segunda semana de janeiro, o atendimento na UAPS (Unidade de Apoio ao Pronto Socorro) foi ampliado, o Pama I e UBS Wolfgang Weege passaram a atender exclusivamente Covid-19 e foi triplicado os profissionais do teleatendimento.

Demanda inesperada gerou filas na UAPS e levou Prefeitura a aumentar frentes para coleta de exames | Foto: Natália Trentini

A Prefeitura de Jaraguá do Sul também irá criar um espaço de atendimento dentro do prédio para atender exclusivamente funcionários públicos que apresentem sintomas de Covid-19.

“Agora se vive uma explosão de casos nos últimos dias, não é somente Jaraguá do Sul. Todos os municípios estão vivendo”, enfatiza o secretário.

Sem novas medidas restritivas

Mesmo com o crescimento vertiginoso no número de casos, o poder público não irá implementar medidas restritivas. Isso por conta da baixa ocupação nos hospitais somado ao fato do município estar a quase 60 dias sem registrar óbitos por Covid-19.

Entretanto, o secretário de Saúde enfatiza a importância de serem mantidos cuidados básicos: uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social para conter a proliferação do vírus.

 

Evolução da pandemia em Jaraguá do Sul

Primeiro pico de casos
Semana de 15 a 21 de novembro de 2020: 1.330 casos

Taxa de ocupação de leitos Covid-19
33% da enfermaria adulto
77% da UTI adulto
0% a UTI infantil

Segundo pico de casos
Semana 7 a 13 de março de 2021: 1.105 casos

Taxa de ocupação de leitos Covid-19
100% da enfermaria adulto
100% da UTI adulto
0% da UTI infantil

Terceiro pico de casos
Semana de 9 e 15 de janeiro de 2022: 2.069 casos

Taxa de ocupação de leitos Covid-19
17% da enfermaria adulto
20% na enfermaria infantil
20% da UTI adulto
0% da UTI infantil

 

Número de novos casos de Covid-19 na região

Guaramirim
11 a 14 de janeiro: 426 novos casos

Corupá
10 a 14 de janeiro: 108 novos casos

Massaranduba
10 a 14 de janeiro: 155 novos casos

Schroeder
10 a 14 de janeiro: 155 novos casos

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp