Jaraguá do Sul começa última semana de vacinação longe da meta

Foto Arquivo/OCP News

Por: Natália Trentini

27/08/2018 - 11:08 - Atualizada em: 27/08/2018 - 15:05

Pais e responsáveis têm até sexta-feira (31) para levar crianças de zero a menores de 5 anos ao posto de saúde para receber as doses contra sarampo e poliomielite. Na última semana da campanha, Jaraguá do Sul ainda está longe da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para barrar a circulação das doenças. Em torno de duas mil crianças ainda precisam ser imunizadas.

No começo da tarde, a Secretaria de Saúde deve estudar estratégias para alavancar os números, que seguem baixos mesmo diante de uma ampla campanha – apenas 75% do público foi vacinado contra poliomielite e 78% contra sarampo.

“Não é só aqui, é nacional. Tem essa dificuldade de as pessoas entenderem que se a gente baixar a guarda, essas doenças podem voltar”, comenta supervisora de imunização da Secretaria, Ana Kneipp.

A enfermeira pontua que mesmo o surto de sarampo no Amazonas e Roraima, e os casos suspeitos no Rio Grande do Sul não foram suficientes para conscientizar a população sobre o perigo dessas doenças. “Mais claro que isso impossível”, disse. No país, já são mais de mil ocorrências de sarampo confirmadas. Em casos mais graves, a doença pode causar lesão cerebral e levar à morte.

Horário estendido na quinta e sexta-feira

Para estimular a imunização, a Secretaria de Saúde vai manter as unidades de saúde com salas de vacina abertas em horário estendido na quinta e sexta-feira. Nos dois dias, os postos vão trabalhar até 18h30.

Paralelamente, a supervisora Ana Kneipp afirma que a Secretaria de Educação vai fazer uma avaliação da carteirinha de vacinação das crianças para verificar quem ainda não tomou as doses. Os pais serão orientados a levar os filhos nas unidades.

Quer receber as notícias no WhatsApp?