“Itinerário formativo de Ciências Humanas incentiva alunos a pensarem a sociedade”

A área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, busca orientar os estudantes para um percurso formativo ético, estimulando a liberdade de pensamento, a autonomia, o combate aos preconceitos, o respeito aos direitos humanos e à interculturalidade. Na Formação Itinerária Optativa de Ciências Humanas não é diferente; escolhendo trabalhar redes sociais, trazemos para a sala de aula uma temática presente na realidade dos nossos alunos.

Tendo em vista a complexidade do desafio dos Itinerários Formativos, buscamos apresentar questões relevantes da contemporaneidade por meio de situações-problema, suscitando que os estudantes, de maneira ativa, compreendam a necessidade e a importância da prática de pesquisa. Buscamos que eles compreendam os contextos das temáticas que cerceiam o ambiente das redes, analisando os problemas e suas dimensões, levantando hipóteses e elaborando possíveis soluções.

Para muitas famílias, que relatam o consumo excessivo de seus filhos, as redes sociais são obstáculos. A finalidade deste itinerário é ir além disso, discutindo sobre o desenvolvimento da internet, o processo de globalização, mudanças nos processos de comunicação, a capacidade de influência, distorções de imagem, exclusão digital, possibilidades de empreendedorismo e cuidados necessários com os dados pessoais nas redes, bem como os dilemas éticos e os direitos envolvidos nas relações digitais.

A metodologia que direciona os estudantes e docentes abrange aulas expositivas, debates em sala de aula, atividades de pesquisas, produção audiovisual, visitação a algumas instituições e participação de pessoas referenciais que dominam as temáticas propostas para o ano letivo. Temos como expectativa que o conjunto de temas abordados nas aulas contribua para a transformação criativa dos educandos. Pretendemos que eles possam transformar as suas ideias em projetos que vão além da sala de aula, contribuindo para a comunidade com o olhar Marista, que é de cuidar das pessoas que mais carecem.

Em última instância, o itinerário com foco em redes sociais anseia construir reflexões que permitam aos estudantes edificar projetos de vida e valores éticos sólidos, percebendo-se como agentes nas esferas sociais, culturais, políticas e no futuro.

A professora Ketlyn Cristina da Silva Alves é graduada em Licenciatura em História e atua como professora do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista São Luís.