Instituto Educacional Jangada: compartilhando conhecimentos com a comunidade

Essa é uma bela opção de passeio com a família, aqui na nossa região, na cidade mais alemã do Brasil: POMERODE. Uma cidade muito tranquila e charmosa, reconhecida pela forte tradição alemã. Há mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores vindos, na maioria, da Pomerânia, região do norte da Alemanha. No passeio chamado ROTA DO ENXAIMEL, é possível apreciar o maior acervo de construções no estilo enxaimel existentes fora da Alemanha. O roteiro pode ser feito acompanhado pelo guia turístico Ronald Kreidel que tem muito conhecimento em relação a esse lugar tão encantador. Fica a dica!

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/07/2017 - 16:07 - Atualizada em: 04/07/2017 - 16:40

Fotos Divulgação

Que tal conhecer a rota do enxaimel da cidade mais alemã do Brasil?

Jangada 4

Essa é uma bela opção de passeio com a família, aqui na nossa região, na cidade mais alemã do Brasil: POMERODE. Uma cidade muito tranquila e charmosa, reconhecida pela forte tradição alemã. Há mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores vindos, na maioria, da Pomerânia, região do norte da Alemanha. No passeio, chamado ROTA DO ENXAIMEL, é possível apreciar o maior acervo de construções no estilo enxaimel existentes fora da Alemanha. O roteiro pode ser feito acompanhado pelo guia turístico Ronald Kreidel que tem muito conhecimento em relação a esse lugar tão encantador. Fica a dica!

Jangada 3

Bate coração!

Enquanto você lê este jornal, seu coração, esse músculo vital, trabalha harmoniosa e incansavelmente. Você já parou para pensar nele? No seu peito existe um músculo forte e resistente, com o tamanho de sua mão fechada, bombeando sangue para todo o corpo por meio dos vasos sanguíneos, e assim fornecendo oxigênio e alimento a todos os órgãos e tecidos, transportando hormônios e outros mensageiros químicos, mantendo a temperatura corporal constante, atuando na defesa do organismo (sistema imunológico) entre muitas outras funções.
Em aula prática, os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, usando coração de porcos, estudaram a anatomia desta obra-prima da natureza, identificando suas estruturas, como os lados do coração pela consistência externa dos tecidos, as coronárias, a divisão dos dois átrios e dois ventrículos, as válvulas cardíacas e os grandes vasos que chegam e saem do coração, com destaque para a artéria aorta.
Como você cuida da saúde do coração?
Veja as dicas do 5° ano matutino:
– Tenha uma alimentação saudável, com um “prato colorido”. Cuidado com frituras e com o excesso de sal.
– O fumo é altamente nocivo ao seu coração.
– Faça exercício regularmente.
– Durma de sete a oito horas por dia.
– Beba água, ela é amiga do seu organismo.
– Seja feliz, você viverá mais e melhor. Rir ajuda a relaxar as artérias.

Jangada 2

Jangada 1

 

 

 

 

 

 

Hipertensão arterial

Em nosso corrido cotidiano, é “normal” substituir uma alimentação saudável por fast food, afinal, com tantas atividades que precisamos dar conta até o final do dia, não podemos “perder tempo”. Com essa rotina, em muitos momentos, esquecemos de cuidar da nossa saúde, normalmente só lembramos do corpo quando ele começa a “dar defeito”. Sinais de alerta são enviados para nos mostrar que não somos Super Heróis e que precisamos rever nossos hábitos.
Sendo assim, a famosa frase “É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR” passa a ser nossa melhor ferramenta para sensibilizar a todos que quiserem ouvir e se cuidar. Uma das maneiras que encontramos em nossa escola para aprender ainda mais, é usar a criatividade, sendo assim, os estudantes do 8º ano do ensino fundamental do Instituto Educacional Jangada, uniram o útil ao agradável, juntaram informação e música e desenvolveram paródias sobre o tema Hipertensão.

Jangada 6 alunos

 

Paródia de “Negro Gato”, de Roberto Carlos

Hipertensão (2X)
Hipertensão arterial pode atingir
Jovem, idoso, adulto e você aqui
Mas se seu familiar tiver, tome cuidado
Hipertensão do seu lado (2X)

Fumo (2X)
O fumo também é agravante tradicional
Aumenta a pressão de modo desigual
Então pode jogar o cigarrinho fora
Já “tava” na hora (2X)
O álcool (2X)
O álcool pode até não ser o principal
Mas atinge nosso corpo, sim ele é do mal
Se livre desse copo imediatamente
Ponha isso em sua mente (2X)

Estresse (2X)
O estresse conosco também é vilão
Ele dificulta o controle da pressão
Atividades relaxantes podem ajudar
Melhor se cuidar (2X)

(2X)
Cuidado, porque a hipertensão pode atingir:
Vasos sanguíneos, cérebro, coração e rim
Mas se for prevenida logo e a tempo…
Pode ser só vento (2X)

Viu?! (2X)
Esses são os cuidados que deves tomar
Para com as consequências não termos que arcar
E se seu coração demais palpitar
Médico visitar (2X)

Autoria: aluna Franciele

Jangada 7 professora

 

Parabéns, professora Deise!

Nossa professora de Química é exemplo de dedicação!
Aprovada, em 1° lugar, para cursar Mestrado em Química na UFPR.