Imagens impressionantes mostram bola de fogo iluminando a noite no Triângulo Mineiro

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

18/01/2022 - 10:01 - Atualizada em: 18/01/2022 - 10:21

Um grande bólido cortou o céu de Minas e foi registrado em pelo menos quatro estados do Brasil. Os relatos vieram, sobretudo, da região do Triângulo Mineiro, de onde foi possível avistar a bola de fogo que cruzou o céu vindo do oeste e iluminou a noite de sexta-feira (14) por alguns segundos.

A passagem da bola de fogo foi registrada por diversas pessoas e também pelas câmeras da Bramon e do Clima ao Vivo de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

De acordo com a Bramon, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o fenômeno trata-se de um bólido, ou seja, um meteoro muito luminoso. Os meteoros são fenômenos luminosos que acontece quando um pedaço de rocha espacial atravessa a atmosfera da Terra. Esses objetos viajam a altíssimas velocidades, e quanto atingem a atmosfera, acabam comprimindo e aquecendo os gases à sua frente, por conta desse aquecimento cria uma bolha de plasma que brilha fortemente em torno da rocha. Como se fosse uma bola de fogo.

A Bramon analisou os vídeos da bola de fogo e concluiu que a rocha espacial atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 38,6°, em relação ao solo, e começou a brilhar a 86,6 km de altitude sobre a zona rural de Uberlândia. Seguiu a 43,7 mil km/h, percorrendo 109,3 km em 9,0 segundos, e desapareceu a 18,3 km de altitude, entre os municípios de Perdizes e Araxá, MG.

De acordo com alguns relatos da região do Triângulo Mineiro, as pessoas informaram ter ouvido um barulho de explosão e sentido paredes e janelas tremendo. Isso significa que a rocha pode ter gerado meteoritos, que é a denominação dada quando um meteoroide, formado por fragmentos de asteroides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados ou de planetesimais que deram origem aos planetas que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilômetros de diâmetro, alcança a superfície da Terra.