Igreja Batista comemora 50 anos

Pastor Rudi Sano, na pintura interna do templo, encabeça projeto “Novos Caminhos”, de oficinas gratuitas e medidas socioeducativas - Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/03/2016 - 04:03

Neste sábado (19), a Comunidade Batista Vida Nova, em Guaramirim, começa a programação que comemora os 50 anos de atividades no município, com expectativa de atrair público de aproximadamente mil pessoas.

O pastor Rudi Sano, 39 anos, soma vinte anos de ministério sacerdotal, sete com atuação em Guaramirim. Ele enfatiza o trabalho voluntário desenvolvido por meio do projeto social Novos Caminhos, que atende 50 crianças e adolescentes, de sete a 17 anos de idade, com oficinas gratuitas de violão, violino, dança, capoeira, taekwondo, reforço escolar, computação e futebol. O projeto também acolhe hoje quatro adolescentes que cumprem medidas socioeducativas com programa específico.

Nascido em São Paulo, casado com a enfermeira Daniele Sano e pai de dois filhos, ele reconhece ter sido usuário de drogas e ter passado por tratamento, em 1994, antes de se converter e abraçar o sacerdócio. “O objetivo dos Novos Caminhos é trabalhar valores fundamentais para o ser humano, de cidadania e respeito”, esclarece o pastor. Interessados em integrar as oficinas podem contatar pelo (47) 8498-0784.

Para este sábado, são esperadas caravanas dos três Estados do Sul. Às 18h30, apresentam-se as bandas Além dos Cravos, da Assembleia de Deus, e Banda Nova, da Comunidade Batista Vida Nova, as duas de Jaraguá do Sul. A sede da Igreja Batista é na Rua 28 de Agosto, em frente a um posto de combustíveis.

A partir das 19h30 está previsto o início da pregação do preletor e cantor Juliano Son, da banda Livres para Adorar, de São Paulo. Para permitir o acesso do público, a rua será fechada em meia pista e haverá telão na parte externa da igreja. Depois da preleção o público é convidado para a confraternização na cantina. A renda com a venda de refrigerantes e salgados (combo a R$ 5) será revertida para a instituição.

No domingo, haverá culto de aniversário, às 19h, seguido do corte de bolo, quando são aguardadas em torno de 300 pessoas. Aos domingos de manhã, às 8h, sempre ocorrem celebrações em francês e crioulo, destinadas aos refugiados haitianos.

Histórico
A Igreja Batista em Guaramirim começou as atividades em 1936 na região do Rio Branco, com um pequeno grupo de pessoas. Por um período, foi transferida para Joinville, São Francisco do Sul e São Paulo, fato que impossibilitou a sequência dos trabalhos. Em 7 de setembro de 1963, recomeçaram as atividades em Guaramirim com o evangelista Almir Etelvino dos Santos. No dia 25 de setembro de 1966 foi inaugurada a Igreja Batista Central de Guaramirim.