Idosos com mais de 90 anos já podem se vacinar contra a Covid-19 em Jaraguá do Sul, veja o que fazer

Foto Divulgação PMJS

Por: Elissandro Sutil

09/02/2021 - 09:02 - Atualizada em: 09/02/2021 - 13:48

A Prefeitura de Jaraguá do Sul divulgou que a partir desta terça-feira (9), a vacinação contra o coronavírus será destinada aos idosos com idade acima dos 90 anos.

Nesta manhã, a Secretaria de Saúde recebeu 480 doses da CoronaVac, enviadas pelo Governo do Estado.

Conforme o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, em função deste quantitativo pequeno, a Secretaria fará a aplicação da primeira dose nos idosos com mais de 90 anos.

“Conforme a disponibilidade de vacinas, daremos continuidade à imunização dos profissionais da saúde, com prioridade àqueles acima de 60 anos e que estejam em atuação”, completa.

As aplicações serão feitas na Central de Vacinação, no antigo posto de saúde da Reinoldo Rau, onde os idosos devem comparecer.

O secretário informa ainda que, aqueles idosos com dificuldades de deslocamento podem ser imunizados nos seus veículos, no estacionamento da unidade.

“Já os acamados poderão ser imunizados nas suas próprias residências, de acordo com a programação das nossas equipes”, explica.

De acordo com a Prefeitura, 230 idosos com mais de 90 anos e 250 trabalhadores da saúde com mais 60 anos devem ser vacinados nos próximos dias.

A expectativa é atender este público até a próxima sexta-feira (12).

Vacinas recebidas

Até o momento, Jaraguá do Sul recebeu 2.872 vacinas para aplicação da primeira dose do imunizador. Cerca de 1.400 doses também foram enviadas para a segunda aplicação da CoronaVac.

Segundo o Painel Covid-19, até segunda-feira (8), 2.331 vacinas referentes à primeira dose foram aplicadas no município.

Conforme estimativa da Prefeitura, para vacinar as 6.895 pessoas que integram a Fase 1 da campanha em Jaraguá do Sul, ainda serão necessárias pouco mais de quatro mil vacinas.

Calendário de vacinação no município

Iniciado no dia 20 de janeiro, o calendário da vacina da Covid-19 em Jaraguá do Sul ainda não tem datas definidas para as próximas etapas.

Assim como as demais cidades catarinenses, o município acompanha o plano estadual de imunização e aguarda a chegada de novas remessas da vacina.

Mesmo com poucas informações, é possível ter uma noção de como será o processo de imunização a partir do calendário divulgado pelo Estado.

Nele, os grupos prioritários estão divididos em quatro fases de vacinação.

Fase 1

Quem deve ser vacinado

  • Trabalhadores da Saúde, com preferência para aqueles que atuam na linha de frente do combate à Covid-19
  • Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência com 60 anos ou mais
  • Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência que moram em residências inclusivas
  • Pessoas idosas acima de 75 anos, que serão informadas pela imprensa e canais oficiais do município no momento em que houver disponibilidade de vacinas

Fase 2

Quem deve ser vacinado

  • Pessoas de 60 a 74 anos

Fase 3

Quem deve ser vacinado

  • Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras)

Fase 4

Quem deve ser vacinado

  • Professores
  • Forças de segurança e salvamento
  • Funcionários do sistema prisional
Com informações da assessoria de imprensa