Hospital Santa Isabel adquire robô para procedimentos cirúrgicos

Por: Felipe Elias

01/04/2019 - 09:04 - Atualizada em: 01/04/2019 - 09:34

O Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau, será a primeira unidade do estado a contar com cirurgias robóticas entre suas especialidades. A instituição investiu R$ 12 milhões na compra de um robô-cirurgião do modelo “Da Vinci Si”, de origem norte-americana, que deverá começar a ser utilizado em maio deste ano.

O robô possui quatro braços, sendo que um fica com uma câmera e os outros três efetuam a operação. O médico cirurgião especializado tem a possibilidade de realizar a cirurgia com uma imagem 3D, que pode ser ampliada em até 15 vezes.

“A cirurgia robótica é minimamente invasiva, porque o robô tem melhor ergonomia em espaços apertados e maior precisão por meio do movimento de 360 graus das pinças”, explica Pedro Trauczynski, cirurgião geral especialista em cirurgia minimamente invasiva/robótica e responsável pelo Programa de Cirurgia Robótica no HSI.

Especialidades atendidas

Todas as cirurgias por via laparoscópica podem ser feitas com o robô-cirurgião. As principais especialidades envolvidas são urologia, cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, entre outras.

Este tipo de procedimento é especialmente útil quando se trabalha em cavidades com restrição de espaço como a pelve, o tórax e a parede abdominal, ou em complexas suturas ou anastomoses (conexão entre duas partes do corpo).

“É importante mencionar que quem realiza a cirurgia é o médico, não o robô. É a mesma lógica de um piloto de avião e, por isso, é um procedimento seguro. Ainda, minimiza os riscos de sangramento e gera menos dores, levando a melhores resultados aos pacientes no pós-cirúrgico”, completa Trauczynski.

Neste tipo de operação, também permanecem presentes na sala um cirurgião auxiliar, que fica ao lado do paciente para uma eventual intercorrência, um instrumentador cirúrgico e o anestesista.

Capacitação de médicos cirurgiões

Enquanto aguarda a chegada do robô, o Hospital Santa Isabel vem capacitando o seu corpo clínico. Para ser habilitado, o médico cirurgião precisa passar por um treinamento teórico e avaliação, atingir metas mundialmente preestabelecidas em simuladores e ainda realizar uma prova prática.

De acordo com a instituição, profissionais de outros hospitais do estado e da região Sul poderão participar do programa e levar os seus pacientes até a unidade.

Transplantes de órgãos

Referência para aproximadamente 90 municípios catarinenses, o Santa Isabel é reconhecido como o melhor hospital transplantador de Santa Catarina, estando entre os cinco principais hospitais do Brasil que realizam transplantes de fígado.

O HSI tem uma média geral de 15 mil internações por ano, entre pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e de convênios.

*Com informações da assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?