Hospital Dia do Pulmão completa 40 anos de atuação em Blumenau

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Geral

Por: OCP News Vale

sexta-feira, 04:49 - 09/09/2022

OCP News Vale

O Hospital Dia do Pulmão completa neste mês de setembro 40 anos de atuação em Blumenau (SC). A instituição que é referência no diagnóstico e no tratamento de doenças do sistema respiratório chega a quatro décadas de existência ainda mais importante e significativa do que quando foi criada, estabelecendo um novo parâmetro para este tipo de atendimento.

Desde o início do trabalho na cidade, ainda com a antiga clínica Centromed, a instituição se destaca por investir em tecnologia e inovação para o atendimento das enfermidades respiratórias, como a introdução da nebulização ultrassônica, fisioterapia respiratória, pneumologia pediátrica e de técnicas endoscópicas como da biópsia transbrônquica, do bloqueador brônquico para controle da hemorragia pulmonar e da traqueostomia percutânea.

Seguindo essa linha de atuação, o Hospital Dia do Pulmão inovou mais uma vez logo após completar 20 anos quando estabeleceu o conceito de “Hospital Dia”, fator que ainda é um diferencial no atendimento.

“A formatação de um Hospital Dia Clínico - não há nada similar no país - permite a investigação clínica, o diagnóstico e tratamento dentro da própria instituição. Na maioria dos casos isto ocorre no mesmo dia e com custos menores que as instituições convencionais”, afirma o diretor técnico do HDP, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.

Outro marco de inovação foi a introdução da Medicina Point of Care (diagnóstico com testes rápidos ) há cerca de seis anos, o que acrescentou mais agilidade e resolutividade, ratificando a vocação inovadora da instituição.

Celebração e planos para o futuro

Dr. Kreibich destaca que chegar a 40 anos de atuação é, além da “concretização do sonho de uma equipe valorosa”, representa a superação dos desafios impostos a um empreendimento de tamanha magnitude.

A celebração da data - que oficialmente é comemorada no dia 9 de setembro - contará com o resgate da história e da memória da instituição, que dará destaque aos colaboradores e ao acervo de equipamentos. Há também a discussão sobre a ampliação das áreas terceirizadas, que está na fase final.

Atualmente, o Hospital Dia do Pulmão conta com 27 profissionais no corpo clínico, que atendem oito especialidades: Alergia e Imunologia, Cirurgia Torácica, Fisioterapia Respiratória, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia Adulto, Pneumologia Pediátrica e Oncologia.

O Centro de Pesquisa Clínica, referendado pela Anvisa e instituições internacionais, permite aos pacientes acesso precoce, gratuito e vitalício a medicações em fase de pré-aprovação para comercialização no Brasil.

Além das especialidades médicas atendidas, o Hospital Dia do Pulmão também realiza exames e oferece um serviço completo de vacinação que opera de segunda-feira a sábado - atualmente são disponibilizados 17 tipos de imunizantes diferentes.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.

×