[VÍDEO] Escorpião-amarelo é capturado no Centro de Jaraguá do Sul

Por: Claudio Costa

28/10/2017 - 18:10 - Atualizada em: 28/10/2017 - 21:21

O vendedor do títulos de captalização Trimania, Weuton José da Silva, 47 anos, levou um susto na manhã deste sábado (28), em Jaraguá do Sul. Ele estava no ponto em que vende os bilhetes, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, nas proximidades do banco Banrisul, no Centro, quando capturou um escorpião-amarelo. “Eu abri a porta e vi um ponto amarelo numa fresta da calçada. Vi que era um animalzinho, talvez uma barata. Quando eu cutuquei, vi que era um escorpião”, conta Weuton.

Ele comentou que mostrou o bicho para o dono de uma pastelaria. Weuton e a mulher do pasteleiro decidiram capturar o animal e um vídeo foi gravado. A dupla utilizou uma garrafa pet de 250 ml e um outro objeto para capturar o escorpião. “Foi um susto. Lá atrás tem um condomínio em que moram famílias e tem umas seis crianças”, observa o vendedor, que procurou por outros, mas não encontrou nenhum. “Ele deve ter vindo de uma boca de lobo próxima e se alojou ali”, disse.

Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-oeste e Nordeste do Brasil. É a espécie que mais causa acidentes graves, com registro de mortes, principalmente em crianças. O inseto possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. A denominação da espécie vem da presença de uma serrilha nos 3° e 4° anéis da cauda. Mede até 7 cm de comprimento. Uma fêmea tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano. Um escorpião pode ter 160 filhotes durante a vida.