Hípica Jaraguá comemora entrega de nova estrutura para ampliar atendimentos

Por: Natália Trentini

04/12/2021 - 07:12

A Sociedade Hípica de Jaraguá inaugura neste sábado (4) uma nova área para as atividades de equitação, tanto com a finalidade esportiva, quanto para os tratamentos de equoterapia.

A entidade sem fins lucrativos está situada dentro da Recreativa da Menegotti, um espaço de natureza preservada cedido gratuitamente pela empresa, muito próximo ao Centro da cidade.

A presidente da Hípica, Pauline Menegotti, conta que a construção desse novo galpão começou há cerca de um ano.

O projeto recebeu doações de empresários, da comunidade, e também de proprietários de animais que praticam hipismo e são apaixonados pelo esporte, tornando possível materializar um espaço bem arejado, com banheiros adaptados, corredores largos para circulação de pessoas com mobilidade reduzida e outras adequações que irão possibilitar saltos ainda mais altos.

Novo galpão da hípica. Foto: Fábio Junkes

O espaço da Hípica Jaraguá é cedido há cerca de 15 anos para a Associação Jaraguaense de Equoterapia (Ajae), oferecendo atualmente terapias a cerca de 30 pessoas – a grande maioria crianças.

Pauline celebra que a inauguração do novo espaço tem um forte caráter social: a estruturação e adaptações tornam o espaço apto a captar recursos através de leis de incentivo.

A intenção é inscrever projetos que consigam obter doações através da dedução do imposto de renda e ampliar ainda mais os tratamentos e atividades disponíveis, abrangendo pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Espaços adaptados para acolher mais praticantes. Foto: Fábio Junkes

“Nosso grande objetivo é, em breve, poder atender mais pessoas e, na verdade, até possibilitar o atendimento gratuito”, diz.

Atualmente a Ajae disponibiliza um programa onde as pessoas adotam um aluno, patrocinando parte do valor do atendimento. Com a aprovação de projetos via leis de incentivo, esse atendimento será ampliado.

Recuperação à cavalo

Conexão com a natureza, empoderamento e autonomia. Essas são apenas alguns dos benefícios da equoterapia citados por Pauline. Nessa terapia o cavalo é utilizado em uma abordagem interdisciplinar para desenvolvimento emocional e físico de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

“Temos cavalos que pesam próximo a 500 quilos, no qual uma criança que muitas vezes não consegue andar, consegue se deslocar. Gera confiança, trabalha o equilíbrio, fortalecimento muscular”, comenta. “A criança está brincando, andando a cavalo, sem perceber que está passando por um tratamento.”

Tratamento com equoterapia oferecido pela Ajae. Foto: PMJS

Além disso, Pauline destaca que a Hípica é um grande espaço de socialização, pois as pessoas em tratamento convivem diariamente com os alunos que buscam o espaço para prática esportiva.

Fortalecendo o esporte

Circulam pela sede da Hípica cerca de 150 pessoas por semana, incluindo professores, praticantes de equoterapia, alunos da escola de hipismo e familiares.

Esses anos de trabalho em Jaraguá do Sul também renderam o fortalecimento da atividade esportiva no município. O espaço é associado à Federação Catarinense de Hipismo e sedia etapas da Copa Norte Catarinense de Hipismo.

Estrutura também fortalece a modalidade esportiva. Foto: Fábio Junkes

“A Hípica Jaraguá é a única que oferece o hipismo em Jaraguá do Sul e nos últimos anos estamos colhendo ótimos resultados. Temos alunos muito comprometidos e envolvidos com o esporte, os quais estão se saindo muito bem em campeonatos regionais. Atualmente temos 50 pessoas sendo desenvolvidas através do hipismo em nossa escola de equitação”, destaca Pauline.

A Hípica é aberta ao público, e oferece aulas semanais a partir de R$ 250 ao mês. É possível aprender a modalidade a partir dos 3 anos de idade.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp