Guaramirim é palco da dança durante o fim de semana, veja programação

Neste fim de semana, crianças, jovens e adultos da região mostram seu talento no Dança Guaramirim. A mostra não competitiva tem início nesta sexta-feira (21) e encerra no domingo (23). Mais de 500 alunos estarão envolvidos em 61 apresentações. São 23 entidades inscritas.

O festival de dança não era promovido desde 2013. No entanto, de acordo com a gestora da Fundação Cultural, Sônia Chiodini, o Dança Guaramirim veio com força total neste ano.

“E vai ficar daqui para a frente no calendário de eventos do município”, garante.

Conforme a gestora, esta é a oportunidade para que as companhias mostrem seus talentos. Além disso, o evento proporciona um espaço de integração entre os grupos e fomenta a cultura regional.

Ensaios para o evento ocorreram durante a semana, no Ginásio de Esportes Prefeito Rodolfo Jahn, onde ocorre o festival | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

A expectativa é grande para os alunos da Ponto Ser Espaço Alternativo, que participaram dos ensaios da semana. O festival – o primeiro que vivenciam em 2018 – é o momento de mostrar o trabalho desenvolvido durante o primeiro semestre.

Para Paola Bertoldi, 12 anos, que dança há nove e possui experiência em outros eventos do gênero, como o Jaraguá em Dança e festivais de Joinville e Florianópolis, essa é uma grande oportunidade.

A modalidade artística já é parte da rotina familiar, pois o irmão Pietro, de 8 anos, também irá participar da mostra. “Nós dançamos hip-hop e jazz e estamos animados”, garante Paola.

No meio há mais tempo, Rafaela Kulba, 14 anos, encara a dança com maior seriedade.

“Dançar é uma experiência muito boa, um jeito de expressar os sentimentos. Dá prazer e alegria”, revela a aluna que se dedica há mais de uma década.

Alunas da Ponto Ser consideram o festival uma grande oportunidade para trocar experiência | Foto Eduardo Montecino/OCP News

O professor de dança Paulo Almuas ressalta que os festivais enaltecem, valorizam e potencializam o que os alunos tanto vivem em sala de aula. Por mais que sejam crianças, eles costumam ser cobrados e há uma expectativa de resposta a todo o trabalho que vem sendo feito.

Segundo ele, o intercâmbio proporciona maior crescimento ao dançarino, que pode acompanhar outros estilos de dança e ter contato com outro entendimento sobre aquilo que eles fazem.

“Todo o evento da região a gente tenta valorizar e se fazer presente, independente do tamanho”, afirma.

Programação

Um duo da companhia jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil abre o evento no Ginásio de Esportes Prefeito Rodolfo Jahn, com a apresentação especial Melodia de Gluck, a partir das 19h30. No primeiro dia, os espetáculos envolveram as categorias jovem e adulto, com participação da Apae e grupo da melhor idade.

Neste sábado (22), as categorias baby e juniors realizam 25 apresentações, a partir das 14 horas. No domingo, as mesmas categorias promovem mais 22 apresentações, começando no mesmo horário.

Solidariedade

O evento tem entrada gratuita. No entanto, a organização está solicitando a doação de uma peça der roupa usada, infantil ou adulto, para o bazar da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

“É o momento de você se divertir e fazer uma boa ação”, pondera Sônia Chiodini.

Em Guaramirim, a Rede já atende mais de 50 pacientes e toda a verba do bazar será destinada à manutenção da entidade e exames. A doação não é obrigatória.

Quer receber as notícias no WhatsApp?