Guaramirim 71 anos: Infraestrutura prepara município para um novo crescimento populacional

Por: Natália Trentini

28/08/2020 - 05:08 - Atualizada em: 28/08/2020 - 09:14

Guaramirim vai se deparar nos próximos anos com um novo “boom” populacional, afirma o prefeito Luís Antônio Chiodini (PP). As ações nos últimos anos, especialmente construção de macro estruturas urbanas, buscaram preparar o município para esse crescimento anunciado pela duplicação da BR-280 (trecho urbano e federal) e pelos cerca de 6 mil novos terrenos em loteamentos que estão sendo construídos.

“Nós tivemos que trabalhar por focos, nós não podemos mais pensar que eu preciso resolver o problema de uma comunidade de forma individual. Não posso ir ao bairro, numa rua pensando que estou resolvendo o problema do município. Nós tivemos que sacrificar algumas ações individuais para pensar num todo”, comenta Chiodini.

Para o prefeito, foi essencial criar planejamentos estratégicos integrados, conectando infraestrutura, educação, saúde, segurança e as demais áreas com uma sequência e evolução de ações.

Ter esses estudos avaliando a real necessidade de investimentos profissionalizou a destinação de recursos e tirou o caráter político, antes muito presente na opinião de Chiodini.

Estrada Bananal, em Guaramirim, pavimentada. Foto Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

“Guaramirim estava acostumado a pavimentar ruas de 100, 150 metros por questões de individualismo. Fizemos 11 quilômetros da Estrada Bananal, mais 3 quilômetros da [Ângelo] Zanluca, mais 4 quilômetros no Jacu-Açu, a Athanásio Rosa, que nós éramos obrigados a fazer porque é uma apresentação para o empresário, enumera. ????

Com infraestrutura, essas regiões serão eixos estruturantes de expansão urbana, que tornam a cidade mais organizada e disposta para receber investimentos do setor privado – o que gera renda para uma administração mais sustentável.

Rua Ângelo Zanluca, outro eixo de estruturação para crescimento. Foto Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Equilíbrio financeiro

Já em 2017, municípios como Guaramirim viram a retração da economia nacional resultar em quedas drásticas no orçamento. A Prefeitura registrou redução em cerca de 30% de recursos vindos da arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), por exemplo, o que vem se estabilizando desde então.

Chiodini afirma que o foco nos últimos anos foram obras grandes, melhorias pontuais para reduzir despesas – exemplo a concretagem de morros que consumiam recursos em manutenção -, e na urbanização.

Ruas em morros, como a Emilio Pretti, foram concretadas para reduzir despesas. Foto Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Isso porque, avalia, infraestrutura é o primeiro quesito para a cidade se desenvolver bem – o que leva a ser o principal fator avaliado por empresários em busca de local para abrir novos negócios.

“Como você vai falar de ampliação de atendimento da educação e saúde se afeta a folha de pagamento do município está no limite? Você é obrigado a buscar novas empresas para ter recursos para bancar isso, por isso a lei de incentivo a empresas é a grande base para ter sucesso nesses investimentos. Porque buscar investimento para construir uma rua é fácil, para uma escola de 1,8 milhão. Mas manter? Ela vai custar em torno de 120 mil, 150 mil por mês num todo”, avalia.

Essa demanda por recursos para garantir o crescimento da cidade levou a aprovação de uma lei com diversos incentivos fiscais para quem se instalar em Guaramirim.

O modelo de administração com visão macro, políticas públicas de desenvolvimento em fases e ações visando a transparência – como filas de espera on-line para rede municipal de saúde e para as creches – teve impacto positivo acredita Chiodini.

O prefeito comemora, por exemplo, o crescimento dos pagamentos de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) em dia. Na avaliação dele, isso demonstra a satisfação da população em ver Guaramirim ganhando corpo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul