Com o avanço da vacinação contra COVID-19 e o número ainda constante de procura por atendimento, a Prefeitura de Gaspar irá alterar os formatos e locais do Centro de Triagem e de Vacinação a partir da próxima quarta-feira, dia 3 de novembro. O Centro de Triagem sai do Ginásio João dos Santos e passa a atender pessoas com sintomas na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins. Já a vacinação sai da Arena e começa a ser aplicada nas unidades de saúde mediante agendamento.

A média móvel de Gaspar ainda está entre 50 e 60 casos diários. Reflexo da flexibilização, da adaptação da nova realidade e da segurança oferecida pela vacinação. Por isso, o Centro de Triagem continuará aberto para atendimento de moradores de Gaspar que tiverem sintomas. Porém, ao invés de funcionar no Ginásio, passa a atender na Arena Multiuso, no mesmo horário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local continuarão sendo feitos os atendimentos, exames, consultas e entrega de medicamentos conforme prescrição médica.

A vacinação, que segue avançando na cidade conforme a disponibilidade de doses, será descentralizada e passa a ser aplicada mediante agendamento nas unidades de saúde. A partir do dia 4 de novembro, a pessoa que desejar tomar a primeira, segunda ou terceira dose da vacina contra COVID-19 deverá agendar a aplicação pelo WhatsApp (47) 3703-3777 ou (47) 3703-3378 ou pelo número fixo de telefone (47) 3091-2100. A imunização descentralizada será realizada a partir do dia 8 de novembro nas unidades indicadas no momento do agendamento. A pessoa deve enviar o nome completo, data de nascimento e qual a dose (primeira, segunda ou terceira). No caso de segunda ou terceira dose, informar qual a vacina tomou e a data da aplicação. A data, horário e local do agendamento será definido conforme a disponibilidade de doses.

A descentralização pretende impactar em todo atendimento da atenção básica, por conta do retorno dos profissionais para suas unidades. Além disso, todas as unidades de saúde com salas de vacinação do município, possuem câmaras conservadoras de imunobiológicos para o armazenamento adequado dos imunos. Gaspar já vacinou mais de 80% da população adulta com pelo menos uma dose e cerca de 55% dos adultos já estão totalmente imunizados.

Para a secretária de Saúde, Silvania Janoelo dos Santos, a vacinação deve seguir em bom ritmo. “Com essa mudança, vamos continuar garantindo que nenhuma dose seja disperdiçada. O agendamento será feito de acordo com a disponibilidade de doses e garantirá ainda mais conforto e segurança para os cidadãos. O agendamento prévio não afetará a demanda de cada unidade”, explica.

As Estratégias de Saúde (ESFs) que possuem sala de vacinação são: Barracão, Santa Terezinha, Poço Grande, Sete de Setembro, Centro, Figueira, Gasparinho, Gaspar Grande, Bela Vista, Belchior, Margem Esquerda I e II e Coloninha. O horário é das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Vacinação em Gaspar

Em Gaspar, a vacinação com a primeira dose ocorre em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, segunda doses de Pfizer e CoronaVac. A terceira dose, chamada de dose de reforço, segue sendo aplicada em idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e imunossuprimidos. A medida que mais doses sejam enviadas, demais grupos também poderão ser retomados.

Para a aplicação da vacina é necessário apresentar comprovante de residência. Menores com idade entre 12 a 17 anos é necessário a autorização dos pais ou responsáveis legais. A autorização pode ser verbal ou escrita. No momento da vacinação é necessário apresentar documento de identidade com foto e cpf dos jovens e dos pais e comprovante de residência. Para os jovens com comorbidades, é necessária a apresentação de documento, atestado ou laudo que comprove a doença.

Quem for receber a segunda ou a dose de reforço basta levar documentos pessoais com foto, CPF e a carteirinha de vacinação.

Outras informações sobre o agendamento e dúvidas sobre o cadastramento podem ser esclarecidas na Secretaria de Saúde pelo telefone: (47) 3091-2100

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.