Gaspar atinge a meta de 95% da vacinação contra a pólio

Por: OCP News Vale

28/09/2022 - 17:09 - Atualizada em: 28/09/2022 - 17:13

Após inúmeras ações de intensificação da vacinação contra a Poliomielite, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a meta do Ministério da Saúde de vacinar 95% do público-alvo da campanha, crianças com idades entre 1 e 4 anos foi atingida. Ao todo, mais de 3,6 mil crianças receberam as gotinhas, totalizando 95,21%.

A Campanha Nacional contra a Poliomielite foi iniciada no dia 8 de agosto, porém, a procura pelo imunizante estava abaixo da média. No decorrer da campanha, a Secretaria de Saúde promoveu diversas ações para que o percentual estipulado fosse alcançado, como garantir a ampliação dos horários nas Estratégias Saúde da Família (ESF), além de abrir durante os sábados.

Outra grande ação que possibilitou o alcance da meta de 95% foi a busca ativa. Durante todo o mês, profissionais da saúde foram até os Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) e imunizaram mais de 500 crianças nas unidades de ensino. As gotinhas foram aplicadas nas crianças através de uma autorização dos pais ou responsáveis. Outra estratégia adotada foi a busca ativa através de ligações e mensagens por WhatsApp para alertar os familiares sobre a importância da vacinação. Além de ampla divulgação em redes sociais e divulgação junto à imprensa.

E por fim, como última cartada da secretaria de saúde, equipes de vacinadores percorreram os bairros com a menor taxa de cobertura vacinal contra a pólio, e aplicaram as gotinhas de porta em porta. Assim, a meta foi alcançada graças a iniciativas que ampliaram as oportunidades de vacinação das crianças e ao envolvimento dos trabalhadores da saúde.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, comemora os resultados. “Alcançar a meta dá uma sensação de dever cumprido. Mas isso só foi possível graças ao empenho de toda a nossa equipe da atenção básica de saúde que fizeram o impossível para isso acontecer. Atingir a meta é sinônimo de prevenir doenças e crianças seguras”, ressalta o secretário.

A campanha nacional segue até o dia 30 de setembro, com doses disponíveis em todas as unidades de saúde de Gaspar para os que ainda vacinaram seus filhos. As cadernetas dos adolescentes também devem estar atualizadas. Tomar as vacinas é um ato de cuidado consigo mesmo, com os próprios filhos e com a comunidade em geral. Vacine-se, prevenindo doenças evitáveis e ajudando a fazer com que doenças erradicadas não voltem a aparecer.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.