Fujama registrou mais de 50 ocorrências de animais silvestres em 10 dias em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

20/01/2022 - 15:01 - Atualizada em: 20/01/2022 - 15:38

Ao que tudo indica, o Programa de Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) mantém o alto índice de ocorrências. Nos últimos 10 dias, os biólogos do programa já atenderam aproximadamente 50 chamados da população para recolher animais silvestres que se encontravam próximos a áreas residências. A maior parte dos casos se relaciona ao resgate de cobras.

“Somente neste período inicial do ano foram 27 serpentes, sendo 11 delas peçonhentas, além de alguns gambás”, destacou o biólogo da Fujama Gilberto Ademar Duwe.

Outros destaques deste trabalho foram os filhotes de macaco-prego e cervo encontrados pela população nos bairros Ilha da Figueira e Garibaldi e encaminhados à Fujama.

Em 2021, Jaraguá do Sul contabilizou o resgate de 672 animais silvestres um aumento superior a 52% se comparado ao ano anterior. Para Duwe, esses números evidenciam que a comunidade, de uma forma geral, está mais consciente em relação a importância para o meio ambiente dos espécimes que, eventualmente, aparecem em suas residências ou quintais.

“Um exemplo disso são as cobras. Sempre houve serpentes na cidade algo que fica evidente em dias mais quentes. Só que antes as pessoas encontravam o animal e o matavam. Hoje, elas acionam a Fujama e os Bombeiros para buscá-lo”.

Cuidados

Apesar desta consciência ecológica por parte da população, a Fujama reforça que o resgate de animais silvestres requer alguns cuidados e deve ser feita preferencialmente por profissionais com equipamentos específicos para isto.

Além da equipe de biólogos do Programa Resgate de Fauna, bombeiros voluntários também realizam este trabalho no município.

“Nunca tente capturar um animal selvagem. No caso de serpentes neste período de fim de ano a dica é nos chamar ou aos bombeiros. O mesmo vale para aves e mamíferos como corujas, gambás, gatos-do-mato, cachorros-do-mato ou até macacos. Ao se sentirem acuados, esses animais podem se defender com mordidas ou arranhões”, destacou Gilberto Duwe.

No caso das serpentes, o biólogo também defende o uso de botas de borracha ou perneiras principalmente para quem for limpar o terreno nestes dias mais quentes.

“Também é bom o uso de luvas de raspa de couro – muito utilizadas em jardinagem se for mexer com materiais como pilhas de madeira ou de folhas. “Muitas cobras se esconder sobre esse tipo de material o que pode gerar acidentes aos menos avisados”, observou o biólogo.

SERVIÇO – RESGATE DE FAUNA

Durante a semana

O munícipe deve entrar em contato com a Fujama, por meio do 0800-6420156 da Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul ou direto na Fujama pelo telefone – 3273-8008 no horário das 7 às 17 horas de segunda à sexta-feira.

Fins de semana, à noite e feriados

Esta solicitação é feita pelo serviço 193 dos Bombeiros Voluntários.

Obs.: Se estiveram bem os espécimes resgatados são devolvidos à natureza em áreas de preservação ambiental. Caso contrário , são encaminhados a centros de reabilitação da vida selvagem, como o Cetas, em Florianópolis.