Tucano resgatado com bico quebrado no bairro Parque Malwee é tratado e devolvido à natureza

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/09/2017 - 19:09 - Atualizada em: 28/09/2017 - 12:02

A equipe de biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) resgatou quatro animais silvestres na segunda-feira (25), após moradores terem feito solicitações de captura por meio da Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul (0800-642-0156). A informação é do biólogo Christian Rabock Lemke, que faz parte da equipe.

O primeiro animal resgatado foi um lagarto, que estava no pátio de uma residência no bairro São Luís. Ele foi levado a um dos pontos de soltura definidos pela Fujama, distante de áreas residenciais.

A segunda captura foi de uma cobra dormideira – falsa jararaca –, que estava no quintal de uma residência, no bairro Ilha da Figueira. Segundo o biólogo, de cada dez solicitações de capturas de cobras, oito são da espécide dormideiras, que são inofensivas, não peçonhentas, mas importantes para o equilíbrio ambiental. “Muitas acabam sendo mortas porque as pessoas confundem a dormideira com a jararaca devido à semelhança. Por isso, é importante as pessoas acionarem (chamarem) a Fujama ou os bombeiros para o resgate”, afirma o biólogo.

Já na região do bairro Parque Malwee foi resgatado um tucano-de-bico-verde, que estava com o bico quebrado, possivelmente por ter batido contra uma vidraça. Após o resgate, a ave foi encaminhada à Clínica Veterinária Schweitzer, onde ocorreu um procedimento de colagem do bico, com metacrilato (resina utilizada em cirurgias ortopédicas). A colagem deu certo e vai garantir a sobrevivência do tucano, segundo Christian, uma vez que ele não teria condições de se alimentar sem a ponta do bico. O tucano-de-bico-verde será solto na tarde desta quarta-feira (27), nas imediações do local onde foi encontrado.

Veja o vídeo do procedimento de colagem do bico:

https://www.youtube.com/watch?v=nx9-aaJHQ8I

Por fim, os biólogos foram chamados para resgatar um pássaro da espécie bacurau, que é uma ave com hábitos noturnos e que bateu contra um vidro, numa residência nas proximidades do Giassi, no Centro de Jaraguá do Sul. Resgatado vivo, o bacurau foi levado para a mesma Clínica Veterinária Schweitzer, mas não sobreviveu.

Veja também: Biólogos capturam cobra jararaca em monte de lenha no bairro Garibaldi, em Jaraguá do Sul

A equipe de biólogos da Fujama fez 44 capturas ou resgates de animais neste ano de 2017. A tendência é de aumento das ocorrências no período de primavera e verão. O serviço pode ser contatado pela Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul, no horário de expediente (0800-642-0156), pelo 3273-8008, ou com os Bombeiros Voluntários (193), nos demais horários.

*Com informações da assessoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul