A partir do segundo semestre deste ano, a Prefeitura de Indaial fará a instalação piloto de 20 sistemas individuais de tratamento de esgoto com fossas ecológicas em residências do bairro Encano. A ação faz parte do projeto Ribeirão Mais Verde, que busca a preservação dos ribeirões Encano e Warnow.

Após a implantação das fossas e o monitoramento das 20 residências, a ideia é lançar, em 2020, um edital de licitação para instalar sistemas similares em todos os imóveis situados às margens dos dois ribeirões.

Os recursos para a implantação do projeto são provenientes do contrato-programa que a Prefeitura de Indaial mantém com a Casan. Estão previstos R$ 5 milhões em medidas de preservação dos ribeirões Encano e Warnow, aplicados ao longo de 50 meses.

Parceria com a Univali

Desde 2018, a Prefeitura de Indaial e a Univali (Universidade do Vale do Itajaí) atuam como parceiras no desenvolvimento de projetos de tratamento de esgoto por fitorremediação.

Esse processo utiliza as plantas como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos e dejetos de minério.

Trata-se de uma forma ecológica, de baixos custos operacionais e de manutenção, altamente eficiente na absorção de materiais orgânicos.

Quer receber as notícias no WhatsApp?