Falência da Oi poderia afetar serviços em mais de 2 mil cidades

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/10/2017 - 11:10 - Atualizada em: 24/10/2017 - 15:37

O governo federal montou um grupo de trabalho para tentar evitar a falência da empresa de telefonia Oi. A hipótese é prevista em lei caso as negociações com quem a empresa deve dinheiro ou serviços não dê certo. A companhia deve R$ 64 bilhões e, destes, R$ 11 bilhões são para a Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em reunião extraordinária nesta segunda-feira (23), a Anatel não aceitou a proposta da Oi de trocar multas por investimentos. A proposta envolvia multas por infrações a Direitos dos Usuários, Fiscalização e Interrupções. A Oi entrou em pedido de recuperação judicial em junho de 2016 e aguarda a assembleia de credores para apresentar seu plano de recuperação.

A Anatel, por outro lado, afirmou que os planos apresentados pela empresa não dão a garantia de que haverá recursos suficientes de que a Oi cumpra com os acordos que trocam multas por investimentos. Os acordos feitos com a Anatel definem prazo de quatro anos para que os investimentos sejam concluídos.

A Oi é a única empresa de telefonia fixa em 2 mil dos 5,5 mil municípios do país. Os problemas financeiros são resultados da sucessão de maus negócios. Em telefonia fixa caiu para o segundo lugar, de acordo com a Teleco. Em banda larga fixa, saiu de fatia de 27,3% em 2015 para 22,8% em agosto deste ano. Na telefonia móvel, é a quarta, com 17,3%.

*Com informações da Gaúcha Zero Hora e do G1