Fake: Tornado registrado em vídeo que viralizou nesta terça-feira não é no Rio Grande do Sul

Por: OCP News Criciúma

17/05/2022 - 19:05 - Atualizada em: 17/05/2022 - 19:26

Um vídeo compartilhado por meio de aplicativos de mensagem instantânea e em redes sociais atribui a passagem do ciclone Yakecan por Chuí, no Extremo Sul do Rio Grande do Sul.

As publicações apontam que a tempestade tropical teria atingido a cidade por volta das 13h desta terça-feira (17). Outras publicações indicam que o fenômeno foi em Mostardas ou Rio Grande, também na região Sul gaúcha.

No entanto, a informação é falsa, pois o vídeo divulgado é de um tornado que atingiu a localidade de Hodonin, na República Tcheca, em 24 de junho de 2021. A gravação que mostra o fenômeno, compartilhado no YouTube, tem mais de 65 mil visualizações.

O vídeo compartilhado como se fosse no Chuí começa depois de cerca de 30 segundos do vídeo original e não mostra a parte da aproximação do tornado. É possível ver apenas quando os ventos fortes começam a atingir com violência e, depois, derrubam mais de uma dezena de árvores. Na cena também é possível ver um muro sendo danificado pela força do vento.

O tornado que atingiu várias cidades do sudeste da República Tcheca em 2021 deixou mais de 100 feridos, segundo autoridades locais. Centenas de habitações foram total ou parcialmente destruídas.

 

 

 


Com informações do portal Agora no RS