Estiagem: Meteorologistas fazem previsão climática para os próximos três meses em Blumenau

Foto Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

01/06/2020 - 12:06

Desde o mês de fevereiro, Blumenau vem registrando baixa quantidade de chuva. Em maio, de acordo com o Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos da Prefeitura de Blumenau (AlertaBlu), choveu 22 milímetros, 79% abaixo da média mensal, que é de 104 milímetros.

Na semana passada, os meteorologistas da Defesa Civil municipal participaram de uma reunião do Fórum Catarinense de Discussão Climática, por meio de webconferência. Na ocasião, profissionais de todo o estado discutiram o monitoramento e a previsão do clima para o próximo trimestre (junho, julho e agosto) em Santa Catarina. Segundo a expectativa, o volume de chuva ficará próximo ou abaixo da média neste período.

A diretora de Meteorologia do AlertaBlu, Tatiane Martins, explica que, dentro do trimestre, o mês de junho é aquele que apresenta um período um pouco mais favorável para a ocorrência de chuva, porém de forma mal distribuída. Neste sentido, a situação de estiagem pode ser amenizada, mas ainda é cedo para dizer que será revertida, já que nos meses de julho e agosto o padrão de chuva irregular e de baixos volumes deve prevalecer.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) reafirma o cuidado que a população precisa ter com a água e pede para que seja feito o uso consciente. Os técnicos da autarquia estão monitorando a situação e o abastecimento continua sendo realizado normalmente.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul