Especialista aponta como proteger informações corporativas no regime de home office

Foto Divulgação

Por: Giulia Venutti

23/03/2020 - 17:03 - Atualizada em: 23/03/2020 - 17:23

Com o objetivo de impedir a disseminação do coronavírus, empresas do mundo todo estão adotando o regime de home office. Entretanto, o trabalho remoto requer uma atenção especial dos colaboradores, pois pode trazer uma série de riscos para os negócios que não possuem condutas adequadas de segurança e de seguimento das leis trabalhistas.

O especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, empresa especializada em infraestruturas para missão crítica, Tiago Brack Miranda, destaca que, além da parte legal do trabalho remoto, é necessário aprimorar a segurança dos dados e informações da empresa durante o home office, adotando boas práticas, como se atentar à Lei Geral de Proteção de Dados.

 

“As empresas precisam lembrar que continuam tendo a obrigação de resguardar os dados pessoais independente da localização desse tratamento. Por isso, é fundamental que a empresa tenha uma política de segurança para o trabalho remoto com as recomendações e obrigações para seus colaboradores”, diz.

 

Ainda é recomendado que se evite utilizar redes públicas ou compartilhadas quando estiver longe do escritório. Redes Wi-Fi abertas, que não exigem senhas, são utilizadas com frequência por criminosos digitais para capturar dados e senhas de acesso que você pode utilizar durante a conexão.

 

“Alguns colaboradores não possuem notebook da empresa e acabam, quando trabalhando remotamente, utilizando seus próprios computadores. Esses computadores acabam não estando de acordo com as políticas da empresa e podem estar contaminados. Caso esses computadores se conectem na rede da empresa, esta estará vulnerável e poderá gerar um grande prejuízo”, revela.

 

É importante também lembrar que, em caso de suspeita de comprometimento do acesso ou dos dados, é preciso acionar os responsáveis pela segurança da informação da empresa imediatamente para que eles possam tomar as medidas necessárias.

Miranda ressalta que as empresas podem criar algumas regras nesse processo de home office, como fornecer uma VPN (Virtual Private Network) entre o computador do colaborador e a rede de dados da empresa. Esse mecanismo protege tudo que transitará entre a rede corporativa e o computador, ou seja, tornando-o inacessível a um criminoso digital.

 

“Outro ponto importante é que os computadores remotos utilizados pelos colaboradores também estejam protegidos. Recursos de segurança, como antivírus, são fundamentais para quando o computador estiver fora da rede de dados corporativa”, destaca Tiago.

 

Portanto, para amenizar os riscos de uma violação de dados em casa, é necessário utilizar somente redes confiáveis para a conexão ou tratamento de dados da empresa no computador, e possuir um antivírus atualizado.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul