Escolas municipais de Corupá realizam segunda troca de reciclável por livro

Por: OCP News Jaraguá do Sul

28/09/2017 - 14:09 - Atualizada em: 28/09/2017 - 14:31

A segunda troca de materiais recicláveis por livro de literatura infantil do Projeto Preservar – Livro e Leitura está ocorrendo nesta quinta-feira (28) nas escolas municipais de Corupá.  A iniciativa cultural é desenvolvida pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá, e patrocinado pelo Grupo Lunelli e Ministério da Cultura.

A cada um quilo de material reciclável recolhido, o aluno troca por um livro. Nesta etapa, a troca será pelo livro “Agnes e o Pomar das Delícias”, da professora corupaense Jiane Elisa Winter. No livro, Jiane homenageou a figura de sua avó Agnes, a família, a beleza e inocência da infância e as delícias encontradas na vida junto à natureza.Jiane é professora do 5º ano da Escola Municipal Francisco Mees e trabalha há  29 anos como educadora.

Na última segunda feira (25), as autoras corupaenses Marilei Abreu e Jiane Elisa Winter, acompanhadas por Cristina Marques, presidente do Instituto Evoluir, estiveram na empresa Playmove em Blumenau, gravando a versão digital das histórias de sua autoria para a Playtable.

O Projeto

Neste ano, o Projeto Preservar – Livro e Leitura envolve 1.329 alunos, de pré-escola ao 5º ano, de escolas da rede municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees, José Pasqualini e São José, dos quais 989 de ensino fundamental e 340 alunos da educação infantil.

A duração do projeto será de três meses, com a troca de dois livros mensais, nos meses de setembro, outubro e um livro no mês de novembro. Ao longo do projeto, objetiva-se estimular o hábito da reciclagem e da leitura.

Veja também: Projeto que incetiva literatura e reciclagem inicia no dia 14 em Corupá

Na primeira troca do reciclável no dia 14 de setembro, com o livro “A Figueira”, de Marilei Silveira de Abreu, quando foram recolhidos 1.737 quilos de material reciclável.

Os pais podem auxiliar as crianças com o recolhimento dos materiais reciclados, que devem ser trazidos limpos, em sacos e caixas. No dia agendado, os alunos levam os materiais reciclados nas escolas.

Nesta edição do projeto Preservar Livro e Leitura, cada aluno pode conquistar cinco livros de literatura infantil, dos quais dois são de autoras corupaenses. As obras abordaram diversos temas, com sensibilidade e criatividade.

Cada aluno pode conquistar cinco livros de literatura infantil, dos quais dois são de autoras corupaenses | Foto Divulgação/Prefeitura de Corupá

Calendário de trocas e autores:

1 – A Figueira – autora Marilei Silveira de Abreu: troca no dia 14 de setembro – No livro Marilei conta a história da figueira sexagenária, que se transformou no maior símbolo da  Escola de Educação Básica Teresa Ramos, personagem que faz parte da vida de gerações e encanta quem a conhece.

2 – Agnes no Pomar de Delícias – autora Jiane Elisa Winter: troca no dia 28 de setembro –  Jiane Winter homenageou a figura de sua avó Agnes, a família, a beleza e inocência da infância e as delícias encontradas na vida junto à natureza.

3 – Alice – autora Leoni Edite Narloch Cimardi: troca no dia 10 de outubro  – A autora Leoni Cimardi toca em um tema muito importante: o respeito à vida do animal de estimação. Escrita com sensibilidade, essa história mostra a responsabilidade de diferenciar para a criança a posse de um brinquedo com a de um ser vivo que precisa de amor, cuidado e a atenção.

4 – Os Macamigos –  autores Cristiano Sieves e Raquel Sieves: troca no dia 26 de outubro – Os autores escreveram a história de uma linda amizade entre dois macacos muito especiais, Kiko e Lico, um macaco surdo e outro ouvinte. Obra infantil com Libras (Língua Brasileira de Sinais).

5 – O Colecionador de Porquês –  autora Valcíria Lana de Souza: troca no dia 9 de novembro – A autora se inspirou em uma história real de nossa cidade, do corupaense Alexandre Viebrantz, que sempre foi referência em informática, desde jovem quando conquistou a premiação de um computador no “Projeto Preservar é Amar”, em 2004, pela Escola Aluísio. Essa obra convida a criança a explorar, questionar, criar, inventar e sonhar.

*Com informações da Prefeitura de Corupá