Equipe do HU-UFSC pesquisa uso de vacina já existente para enfrentar impacto do coronavírus

Foto Alejandra De Lucca V./Minsal

Por: Ewaldo Willerding Neto

08/06/2020 - 10:06 - Atualizada em: 08/06/2020 - 10:51

 

Pesquisadores vinculados ao Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) estão estudando a possibilidade de utilizar uma vacina já existente – no caso a vacina que combate a poliomielite – para fortalecer o sistema imune da população, aumentando a resistência das pessoas no caso de contrair alguma doença respiratória, como a Covid-19.

“Não se trata de uma vacina para combater a Covid, mas de criar uma barreira temporária para a população até que se tenha a vacina específica, o que não vai acontecer em menos de 12 a 18 meses”, explicou o coordenador da pesquisa, o médico Edison Natal Fedrizzi, chefe do Centro de Pesquisa Clínica Projeto HPV, do HU-UFSC.

Segundo ele, a pesquisa desenvolvida no HU-UFSC, denominada “Avaliação da Eficácia da VOP na Prevenção ou Diminuição da Severidade da Covid-19 em Homens e Mulheres Adultos”, foi aprovada na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), e aguarda liberação para financiamento da CNPq e do Ministério da Saúde.

Após esta fase, de acordo com o coordenador da pesquisa, a ideia é selecionar um grupo de 300 voluntários, sendo que parte receberá a vacina oral poliomielite (VOP) e parte receberá placebo. “Nós vamos acompanhar este grupo e a ideia é mostrar que foi criada uma barreira, reduzindo a infecção pelo coronavírus no grupo que recebeu a vacina”, resumiu o pesquisador.

 

Vacina da polio pode ajudar no combate à Covid-19 | Foto Divulgação/Secom

Vacinação em massa

Com a liberação do financiamento pelo CNPq, os pesquisadores deverão iniciar a convocação dos voluntários e a ideia é, se for comprovada a eficácia da vacinação para este caso, desenvolver, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI), uma campanha para vacinação em massa da população.

A pesquisa está sendo realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produz a VOP, tendo sido aprovada sua realização no HU/UFSC, aprovada pelo comitê de ética da UFSC, aguardando apenas o parecer final da Conep.

Estudos são da equipe do HU da UFSC | Foto Divulgação

Início dos estudos

Os especialistas alertam, no entanto, que não adianta sair procurando a vacina da pólio neste momento e a eficácia do uso de vacinas deste tipo (com vírus vivos, atenuados) para combate à Covid-19 ainda não foi comprovada. Inclusive, organismos como a Organização Mundial de Saúde (OMS) já alertaram sobre o assunto, embora pesquisas deste tipo estejam sendo desenvolvidas em vários centros.

A intenção da equipe de pesquisa é iniciar o estudo ainda no mês de junho e obter os resultados em poucos meses. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: edison.fedrizzi@ufsc.br.

 

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp