Epagri/Ciram alerta que frio será ainda mais intenso nos próximos dias

Urubici fica a 170 quilômetros de Florianópolis | Foto Amigo de Viagem | Foto Caio Souza/Divulgação

Por: Gabriel Junior

10/07/2018 - 11:07 - Atualizada em: 10/07/2018 - 11:51

Sem fenômenos brasileiros na Copa do Mundo, nesta terça-feira (10) o que ganha destaque entre os catarinenses é o fenômeno neve. Uma massa de ar polar, típica de inverno no Estado, avança para o sul do Brasil, declinando as temperaturas em Santa Catarina e favorecendo a condição de neve na região Serrana. 

LEIA MAIS: Primeiro acúmulo de neve do ano é registrado em SC. Veja vídeos!

O registro ocorreu na madrugada e amanhecer desta terça, em municípios das áreas mais altas do Planalto Sul, como Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Nesse período, os termômetros marcaram temperatura próxima de 0°C nessa região do Estado.

Segundo a Epagri/Ciram, a ocorrência de neve depende da combinação de frio com umidade.

“O frio veio com a massa de ar polar, trazida por um anticiclone (alta pressão) com centro entre o norte da Argentina e Uruguai. A umidade que chega ao sul catarinense é transportada do mar pela presença de um ciclone (baixa pressão) próximo à costa. Entre o anticiclone (ventos girando no sentido anti-horário) e o ciclone (ventos girando no sentido horário), forma-se uma pista de vento sul de forte intensidade, atingindo principalmente as regiões da Grande Florianópolis e sul de SC”, explica Laura Rodrigues, meteorologista da Epagri/Ciram.

No município de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, foram registradas rajadas de 76 km/h nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (10).

Além do frio intenso e das belas paisagens na serra, os sistemas atmosféricos predominantes no sul do Brasil propiciam condições adversas de mar. 

“Quanto ao frio, será ainda mais intenso nos próximos dias, com madrugadas geladas e geada em SC, enquanto a condição de neve permanece somente nesta terça-feira”, avisa a meteorologista.

Ventos fortes e mar muito agitado no litoral catarinense nesta terça-feira

Nesta terça-feira (10), ainda há chance de chuva congelada e neve nas áreas altas do Planalto Sul, no período da manhã e tarde, enfatiza a Epagri/Ciram.

A previsão para hoje é de rajadas de vento no mar de 50 a 80 km/h. O mar fica muito agitado com altura de onda de 2 m a 2,5 m em áreas mais próximas da costa e picos de 3 m a 4 m em áreas mais afastadas, com condição de ressaca.

No decorrer da quarta-feira (11), o vento diminui, mas as ondas ainda atingem 3 m, avisa o órgão meteorológico.

Madrugadas devem ser geladas e com geada nos próximos dias

De quarta (11) até o fim da manhã de sexta-feira (13), a previsão, segundo a Epagri/Ciram, é de frio intenso em todas as regiões do Estado, com temperatura baixa de 2°C a – 6°C e geada ampla nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí, Florianópolis serrana e Litoral Sul. No Litoral, as mínimas ficam entre 4°C e 8°C.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?