Entulho jogado em rios de Jaraguá do Sul volta a preocupar Defesa Civil

Por: Elissandro Sutil

12/10/2017 - 10:10 - Atualizada em: 12/10/2017 - 16:08

Dois sofás, aparelhos de televisão, computadores, latas de tintas e partes de outros móveis foram encontrados na manhã desta quarta-feira (11) pela Defesa Civil de Jaraguá do Sul, no bairro Ilha da Figueira, após denúncia. Os entulhos estavam próximos à mata, na beira da rua Antônio Ribeiro.

Para o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, o lixo foi depositado no local recentemente, já que durante uma ronda pelo bairro na semana passada o ponto estava limpo. Colle observa que pelos menos os estofados poderiam ter sido doados, pois ainda estavam em bom estado de conservação. O forte odor também indicava a presença de animais mortos entre o lixo.

LEIA MAIS:

Defesa Civil de Jaraguá do Sul recolhe pneus e entulhos no rio Itapocu

“Cada material tem seu destino correto de reaproveitamento, não deve ser apenas jogado no meio do nada, seja no rio, nas ruas ou na mata, por exemplo. A população precisa se conscientizar e fazer sua parte para tudo funcionar em equilíbrio”, enfatiza o diretor.

A Defesa Civil vem intensificando as fiscalizações e deve estar ainda mais presente pelo município. “Esse lixo acumulado, além de prejudicar o meio ambiente, facilita a proliferação de animais e doenças, como a dengue”, aponta. Os munícipes podem penalizados pelo despejo de entulhos em locais inapropriados.

Quem observar um morador jogando lixo em lugares públicos pode efetuar uma denúncia por meio do telefone 199 (24 horas) ou do 156 (horário comercial).