Entenda como será o esquema de aulas híbridas na rede municipal de Jaraguá do Sul

Foto Divulgação/PMJS

Por: Elissandro Sutil

03/02/2021 - 16:02 - Atualizada em: 03/02/2021 - 16:57

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul realizou na tarde desta quarta-feira (3), por videoconferência, uma reunião com os 1,7 mil funcionários da educação municipal.

A pauta foi a volta às aulas e como isso se dará em meio à pandemia do coronavírus.

A Secretaria de Educação conta com 30 escolas e 31 centros municipais de educação infantil e cerca de 21 mil alunos, da educação infantil ao 9º ano.

Uma das definições exploradas durante o encontro foi o formato das aulas nas escolas nesse início de ano letivo.

Aulas serão híbridas

O retorno das aulas presenciais será marcado pelo formato híbrido: onde os alunos vão alternar entre aulas na escola e aulas online.

Uma parte da turma terá aula presencial em uma semana (turma 1), enquanto a outra parte fica em casa para o ensino digital (turma 2).

Na próxima semana, a turma 2 vai à escola para aula presencial e a turma 1 fica em casa para aula digital.

Será assim até que as salas possam ser ocupadas com 100% da capacidade.

Obrigatoriedade do retorno

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul reforça que enquanto houver restrição de ocupação das salas, os pais de alunos do Ensino Fundamental que não se sentirem à vontade em enviar os filhos para a escola, podem optar exclusivamente pelo ensino virtual.

A opção por aula exclusivamente digital precisa ser avisada antecipadamente à escola por escrito, para a organização do estabelecimento.

A secretária de Educação, Ivana Dias, antecipa que, quando as salas de aula voltarem a 100% de ocupação, a aula presencial voltará a ser obrigatória a todos.

Cuidados redobrados

Para assegurar as medidas de segurança contra a Covid-19, os pais não poderão entrar na escola com o aluno, que deve ser deixado na porta do estabelecimento.

Logo na entrada será aferida a temperatura da criança e disponibilizado álcool em gel. A criança terá que estar de máscara.

Todas as regras sanitárias, como distanciamento e higienização constante dos ambientes, serão cumpridas à risca.

O momento da merenda escolar também cumprirá com o distanciamento, com lugares possíveis de sentar e outros proibidos, higienização das mesas e intervalos com horários diferentes entre as turmas.

Com informações de assessoria de imprensa.