Em um ano, Jaraguá do Sul aplicou 290 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

20/01/2022 - 13:01 - Atualizada em: 20/01/2022 - 13:09

Há exatamente um ano, em 20 de janeiro de 2021, Jaraguá do Sul iniciava a vacinação contra a covid-19, depois de quase um ano de espera pela vacina que pudesse controlar o avanço da pandemia do novo coronavírus.

O médico clínico geral Cristóvão Baptista, de 61 anos, foi o primeiro imunizado aqui no município, que seguiu as orientações do Ministério da Saúde e iniciou o Plano Nacional de Imunização com os profissionais da saúde, que estavam na linha de frente no combate à pandemia.

“É um dia histórico. Eu acredito na ciência, acredito na vacina como o melhor meio de prevenção. Estou muito feliz em ter contribuído para isso”, disse o médico na época.

Nesta quinta-feira (20), o médico, que já tomou três doses da vacina, foi até a Central de Imunização da Reinoldo Rau para cumprir mais uma etapa na luta contra o coronavírus: levar a neta para ser vacinada.

“Eu fiquei muito feliz por ser o primeiro a ser vacinado aqui, foi uma honra para mim. Eu acredito na vacina, tanto que estou trazendo a minha neta para ser vacinada também. Acho que todos os pais devem fazer o mesmo. Vacina pra mim, é a grande arma contra a Covid”, disse ele.

Junto com o médico estava a filha Bruna, responsável pela Isabela. Ambas disseram estar muito emocionadas.

“A gente estava esperando há bastante tempo por isso, por saber que ela vai poder brincar mais sossegada com os amigos, ter uma rotina um pouco mais normal”, comentou a mãe.

Isabela também não escondeu a emoção de se sentir mais protegida.

“Eu estou muito feliz porque eu já estava esperando essa vacina faz muito tempo”, disse ela.

A vacinação pediátrica contra a Covid-19 começou no último dia 18, e hoje está aberta para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e para aqueles com idade acima de oito anos.

Por orientação do Ministério da Saúde, a aplicação das doses pediátricas acontece na Central de Imunização da Reinoldo Rau, no Centro de Jaraguá do Sul. O horário é das 8h às 16h15, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 13h.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 até esta quarta-feira (19), Jaraguá do Sul já tinha 292.640 doses da vacina aplicadas, incluindo primeiras e segundas doses, além da dose de reforço.