Em Criciúma, Banco de Leite humano coleta doações em casa para manter estoque durante a pandemia

Por: OCP News Criciúma

26/08/2020 - 08:08 - Atualizada em: 26/08/2020 - 09:37

No mês de julho, o Banco de Leite de Criciúma distribuiu 31 litros de leite humano. Foram atendidos 16 recém-nascidos internados nos hospitais da cidade. Assim como afeta outros setores, a pandemia afetou no número de doações recebidas pelo Banco. A preocupação com o estoque fez com que os funcionários precisassem repensar maneiras de buscar novas doadoras e coletar o leite sem prejuízo aos que doam e recebem.

Antes do início do isolamento social, as mães iam voluntariamente até o Hospital Materno Infantil Santa Catarina, onde o Banco está instalado, para se cadastrarem como doadoras. “Antes da pandemia nós fazíamos o cadastro da mãe no próprio hospital. Agora, com o isolamento social, elas tem tido medo de vir até o hospital para se cadastrar, já que querendo ou não é entendido como um ponto de maior risco”, conta a enfermeira Ana Carolina Porfirio.

Para manter os estoques, o Banco adotou a estratégia de ir até as doadoras. Tanto para novos cadastros, quanto para a coleta de leite. “Nós vamos até a casa da mãe, realizamos um cadastro rápido, algumas coletas para exames e em alguns dias ela já saberá se pode ser doadora. Depois disso, nós temos um motoboy que busca o leite na casa de cada uma delas a cada 15 dias, mais o menos”, completou Ana. A enfermeira reforça que todos os cuidados referentes ao coronavírus são tomados. As mães são orientadas quanto a ordenha do leite, armazenamento e uso de máscaras de proteção.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Amigos BLH Dr. Dino Gorini (@blh_hmisc) em


Em Criciúma, também são recebidas doações de mães dos municípios vizinhos. O leite chega com os carros das secretarias de saúde. “Todas as mulheres que amamentam podem ser doadoras. Mesmo aquelas que são mães a mais tempo, desde que não tenham intenção de parar esse desmame. É necessário também que a mãe não faça uso de bebida alcoólica, cigarros ou drogas ilícitas. O consumo de remédios específicos também impede a doação, mas todos os dados são verificados pelos profissionais ao cadastrar a mulher”, lembra a enfermeira.

Cada litro de leite arrecadado passa por uma pasteurização e depois fica disponível para recém-nascidos prematuros que estão internados, que tem baixo peso, ou que a mãe está impossibilitada de amamentar. O Banco de Leite de Criciúma funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h e sexta-feira das 7h às 16h. As mulheres interessadas em doar podem buscar mais informações pelo telefone (48) 3445-8780.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul