Eleição em Jaraguá terá quatro candidatos

Fotos: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

05/08/2016 - 23:08 - Atualizada em: 10/08/2016 - 07:34

Depois de meses de muitas negociações, o tabuleiro eleitoral em Jaraguá do Sul foi definido na noite de ontem. O eleitor poderá optar entre quatro candidatos no pleito marcado para o dia 2 de outubro. O primeiro nome a ser lançado foi o do sindicalista Luiz Ortiz Primo, do PT, ainda na quinta-feira, e em chapa pura tendo como vice Mario Viana. Vivendo o pior momento desde que foi fundado, o PT não terá o apoio nem dos velhos aliados, como o PCdoB e o PDT.  A surpresa maior ficou com o PSDB que, apesar de ter negociado com o PMDB e o PP por meses, acabou amanhecendo ontem com a vaga de vice de Jair Pedri, do PSD. Por ironia, Pedri se desfiliou do PSDB em fevereiro deste ano, acusado pela presidente Marcia Alberton de ‘não atender os princípios da boa política’. A mesma Marcia que agora, seis meses depois, foi escolhida pelos tucanos para compor de vice com Jair.  Pelo PSB, um velho conhecido do eleitor, Ivo Konell, diz que não lembra direito, mas acredita que esta seja a 15ª campanha da qual participa. Aos 71 anos, ele afirma querer recuperar a imagem da cidade. Como já tinha anunciado há cerca de 15 dias, o PSB terá o PSDC de Junqueira Junior como aliado. Já o PMDB inverte a posição com o PP e tem o empresário Antídio Lunelli como cabeça de chapa, o vice é o ex-deputado e presidente voluntário da Scar, Udo Wagner. A convenção do PMDB aconteceu no Sindicato do Vestuário contando com a presença do deputado estadual e secretário de Estado, Carlos Chiodini, além do deputado federal e presidente do PMDB catarinense, Mauro Mariani. Aplaudido pelos pemedebistas, o prefeito Dieter Janssen colocou o 15 no peito e junto com as lideranças da sigla convocou a militância para retribuir o apoio que recebeu do PMDB há quatro anos. O próximo passo será o registro das candidaturas, com prazo até 15 de agosto, um dia depois a campanha começa oficialmente.

13898260_10210336394588356_763590275_o
PMDB inverte posição com o PP e tem Antídio com Udo

A convenção do PMDB contou com a participação de cerca de 400 pessoas que lotaram o Sindicato do Vestuário na noite de ontem. Antídio Lunelli, de 53 anos, foi apresentado pelo presidente do partido em Jaraguá do Sul, o deputado Carlos Chiodini, como um homem de mãos limpas, um gestor preparado para fazer o município crescer ainda mais. Chiodini ressaltou que esta é a primeira campanha com as novas regras eleitorais e inflamou os filiados para que peçam votos e trabalhem em um projeto para o “bem de Jaraguá do Sul”. Tanto Chiodini quanto Mauro Mariani ressaltaram a importância do apoio do prefeito Dieter Janssen e da coligação com o PP. “Estamos no caminho certo, no lado certo. Estamos com as pessoas de mãos limpas”, discursou Chiodini.  O vice, Udo Wagner, de 67 anos, pediu que os pepistas se engajem na campanha para retribuir o apoio recebido no pleito em 2012 quando Dieter Janssen venceu Cecília Konell por uma diferença de mais de 17 mil votos. A história de Antídio, de uma família de agricultores que construiu um conglomerado no ramo têxtil, foi mostrada em vídeo. Ao discursar, Antídio afirmou que pretende ser um facilitador do desenvolvimento, da geração de negócios e empregos. “Governar é encurtar distâncias e não dificultar a vida das pessoas. Vamos fazer mais e melhor”. O PMDB lança chapa pura na proporcional com 17 candidatos a vereador, 11 homens e seis mulheres. Já o PP estará coligado DEM, também com 17 candidatos, com 11 homens e seis mulheres. O nome da coligação é Jaraguá mais forte.

13940088_10210336394268348_1072646098_o

PSB e PSDC confirmam dobradinha Konell e Junqueira
Aos 71 anos, Ivo Konell foi lançado oficialmente ontem como candidato à Prefeitura pelo PSB. A convenção confirmou o que já estava previsto e aconteceu na Câmara de Vereadores. O vice será o empresário e radialista Junqueira Junior, de 43 anos, do PSDC.  Os dois partidos também estarão juntos na disputa proporcional somados ao PR, PDT, PV e PEN. A coligação terá 17 candidatos a vereador, 11 homens e seis mulheres. Essa é a 15ª campanha da qual Konell participa, segundo ele, o que o motiva é “a paixão por Jaraguá do Sul e a vontade de ver a cidade cada vez melhor”. Konell prevê que a tônica da campanha deve ser o debate de propostas para o futuro do município. Como prioridade, o ex-prefeito de Jaraguá do Sul e ex-deputado diz que se eleito pretende retomar as obras que estavam no plano de governo de sua esposa, a ex-prefeita Cecília Konell, como a ligação da cidade através do contorno Norte, do Czerniewicz até a Católica, o término da Via Verde e a construção de elevados em algumas passagens do trem. Ele também cita a valorização dos servidores públicos como meta, apesar da crise econômica e da queda na arrecadação.

13898756_10210336394708359_806930497_o
Pedri terá Márcia Alberton como vice em coligação do PSD com PSDB
Com casa cheia e foguetório, o PSD oficializou ontem a candidatura a prefeito do vereador Jair Pedri. A convenção do partido foi conduzida sem que o PSD soubesse ainda qual seria o nome do par de Pedri na chapa majoritária, cuja indicação coube ao PSDB. Após deliberação, os tucanos definiram o nome da presidente da sigla Marcia Alberton para ser a candidata do partido à vice.

Com a coligação denominada “Pra Fazer Diferente”, Pedri afirma que seu compromisso será de oferecer serviço público básico de qualidade, aumentando o número de vagas em creche e de médicos nos postos de saúde, por exemplo. “Não dá para gerenciar a Prefeitura como uma empresa. A Prefeitura cuida de pessoas”, diz o candidato, reforçando que a proposta é de fazer uma gestão voltada para a população.

No PSDB, segundo a presidente, a unanimidade foi para indicar o nome de Lio Tironi para a vaga de vice. Contudo, após declínio do tucano e também de outros nomes – como do vereador Amarildo Sarti – a legenda fechou a chapa com a indicação de Marcia. Na proporcional, o PSDB coliga com o PTC. Já o PSD sai de chapa pura, mas com o apoio do PPS, PROS e PSC.

Formado em Direito, Jair Pedri, 45 anos, é natural de Jaraguá do Sul. Foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Jaraguá do Sul (Codejas) entre 2005 e 2006, e em 2007 a 2008 foi responsável pela diretoria de Habitação de Jaraguá do Sul. Marcia Alberton, 44 anos, tem MBA em Gestão de Marketing, atuou como secretária de gabinete no governo Durval Vasel e foi pré-candidata a vereadora em 2012.

13918422_10210336418588956_1984236529_o

PT definiu candidatura na quinta-feira
O Partido dos Trabalhadores já havia definido as candidaturas à majoritária em convenção realizada na última quinta-feira (4). Com chapa pura, Luiz Ortiz Primo será candidato a prefeito ao lado do vice Mario Viana. A coligação recebeu o nome de “Jaraguá do Sul uma cidade para todos”. Essa é a primeira vez que Ortiz Primo e Viana concorrem a um cargo político. O candidato a prefeito tem 46 anos e é natural de Curitibanos (SC). Formado em Letras, pós-graduado em Vigilância Sanitária, é servidor público há 21 anos na Vigilância Sanitária do município. Foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região (Sinsep) de 2009 a 2013, e atualmente é presidente da Associação de Moradores do bairro Jaraguá Esquerdo. Filiado ao PT desde 1995, ano em que começou a militar no movimento sindical. Fez parte da Central Única dos Trabalhadores (CUT) estadual.

Salvar

Salvar

Salvar