Elefante mata mulher e volta no funeral para pisotear cadáver na Índia

Imagem ilustrativa | Foto: Pixabay

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

14/06/2022 - 15:06 - Atualizada em: 14/06/2022 - 15:14

Uma senhora de 70 anos foi morta por um elefante e o animal ainda retornou ao funeral para pisotear o cadáver da mulher.

O caso aconteceu na quinta-feira (9) no leste da Índia, no estado de Odisha, onde conflitos entre elefantes e humanos são frequentes.

A senhora, identificada como Maya Murmu, retirava água de um poço quando o animal a atacou. Segundo o jornal Press Trust of India, Maya foi encaminhada para o hospital, mas não resistiu.

Durante o funeral, no momento dos ritos de passagem, o mesmo elefante retornou, levantou o corpo de Maya da urna funerária e o pisoteou de novo. Somente quando o animal foi embora é que a família pode continuar com a cerimônia.

Não há informações se o elefante feriu mais pessoas.

A polícia acredita que o animal se perdeu do santuário onde vive, no Dalma Wildlife Sanctuary, que fica a 200 quilômetros de onde ocorreu a tragédia.

Conforme divulgado pelo jornal Independent, com o avanço da atividade industrial no estado indiano, que é rico em minerais, a invasão humana aumentou em habitats de animais selvagens. Por conta disso, o risco de encontros entre humanos e elefantes também cresceu. Na mesma região, ainda vêm sendo registradas mortes não naturais desses animais, contabilizando 42 delas no ano de 2021.

Nesse ano, outros conflitos entre humanos e elefantes foram registrados na Índia. Em março, uma mulher foi morta em um ataque em uma floresta, no estado de Chhattisgarh. Ela estava junto de seu neto de oito anos, que ficou ferido ao tentar fugir. No mês de maio, outra mulher foi pisoteada até a morte por um elefante do lado de fora de sua casa, no sul do estado de Tamil Nadu.

Estimativas do governo indiano mostram que aproximadamente 100 pessoas são mortas por elefantes a cada ano, mas fundações como a World Wildlife Fund apontam que o número pode ser até três vezes maior.