Educação Integral permite ampliar conhecimentos

Por: OCP News Criciúma

25/01/2020 - 13:01 - Atualizada em: 25/01/2020 - 13:08

Tecnologias Aplicadas, futebol, culinária, horta, inglês e dança são algumas das atividades presentes na rotina das turmas integrais do ensino fundamental I do Colégio Satc. Durante a manhã, os alunos participam de oficinas e projetos e à tarde frequentam as aulas das disciplinas da matriz curricular.

Os 1º e 2º anos ficam na turma das professoras Deisi Maria Leandro e Carla Vitória Gonçalves. Já os alunos do 3º, 4º e 5º vão para a sala da professora Taís Agda da Rosa. “Os alunos chegam aqui por volta das 7h. Levamos eles para o momento de recreação, onde jogam e esperam todos os colegas chegarem. Depois tem o lanche, tarefas, almoço e as oficinas que são realizadas ao longo da semana”, explica Deisi.

Nas atividades de culinária, as crianças aprendem sobre o processo de produção dos alimentos, como as pizzas. A parte prática não fica de fora, eles também colocam a mão na massa. O projeto ocorre quinzenalmente e tem acompanhamento com a nutricionista da Satc, Bruna Deolindo Izidro, para garantir que eles aprendam sobre alimentação saudável.

Alguns dos ingredientes para as aulas de culinária saem de outra atividade, a horta. As turmas conhecem os processos do plantio das frutas, desde o plantio das primeiras mudas à colheita. Por escolha dos próprios alunos, morangos foram plantados e viraram um delicioso mousse de morango no projeto culinária.

Um dos alunos contemplados pelo integral é o Enzo Martins, de 8 anos. Ele não esconde a empolgação ao falar das atividades que fez durante 2019. “A gente trabalhou e fez passeios de acordo com cada projeto. A gente foi na horta, na pizzaria”, conta. Outro trabalho que Enzo ficou animado para fazer foi um foguete inspirado no livro “O Céu de Marcos”, do astronauta Marcos Pontes, atualmente ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Depois de estudar a obra literária, as turmas confeccionaram foguetes feitos de materiais recicláveis. Em março de 2019, Pontes esteve visitando a Satc e recebeu dos alunos o resultado do projeto. Mas a turminha ainda queria fazer o foguete voar. E o pedido foi atendido na disciplina de Tecnologias Aplicadas. Junto com a professora Franciele Alves eles aprenderam a fazer isso.