Para o ano de 2018, a Prefeitura Municipal de Florianópolis está oferecendo cinco novas unidades da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). A modalidade de ensino é voltada para quem busca a alfabetização ou a conclusão do ensino fundamental a partir dos 15 anos completos e sem limite para interessados da terceira idade. A EJA está presente em 20 localidades da Ilha e do Continente.

As cinco novas unidades ofertarão aproximadamente  195 novas vagas. Há turmas nas escolas básicas municipais Mâncio Costa, em Ratones;  Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul; e Batista Pereira, no Ribeirão da Ilha. Além disso, a comunidade Ilha-Continente, em Capoeiras, também ganhou uma unidade da modalidade.

Já a Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, em Ponta das Canas, sediará o curso de ProEJA “Informática e Comunicação”. No ProEJA, o estudante conclui o ensino fundamental e realiza um curso profissionalizante.

Informações

Por utilizar um método diferenciado, a EJA aceita matrículas a qualquer momento, independente se as aulas já iniciaram. Informações podem ser obtidas em escolas municipais ou pelos telefones: (48) 3212-0925 ou 3251-6102.

Passe e alimentação gratuitos

Para o estudante que reside a mais de dois quilômetros do núcleo que frequenta, e  cuja renda familiar é inferior a três salários mínimos, a prefeitura fornece o passe escolar. Além disso, é propiciado lanche aos estudantes.

De acordo com o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira a ideia é facilitar à população cada vez mais o acesso ao mundo das letras. “Queremos uma cidadania plena para todos”, disse.

A Secretaria de Educação criou a EJA no ano de 1979. Ao longo deste período já foram certificados mais de 10 mil estudantes.

As unidades

EJA Centro

EBM Mâncio Costa

Estrada Intendente Antonio Damasco, 3131 – Ratones

Período: Noturno

EJA Continente

Ilha-Continente

Rua João Vieira, s/n - Centro Comunitário Ilha Continente – Capoeiras

Período: Noturno

EJA Norte

ProEJA - Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha

Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Ponta das Canas,

Período: Vespertino e noturno

EJA Sul

EBM Dilma Lúcia dos Santos

SC-406, 6050 – Armação do Pântano do Sul

Período: Noturno

EBM Batista Pereira

Rodovia Baldicero Filomeno, 3000 – Ribeirão da Ilha

Período: Noturno

*Com informações da assessoria de imprensa