Distúrbio nervoso é efeito colateral raro da AstraZeneca, diz órgão regulador britânico

Foto Agência Brasil

Por: Pedro Leal

21/10/2021 - 11:10 - Atualizada em: 21/10/2021 - 11:25

O órgão regulador de medicamentos do Reino Unido acrescentou um distúrbio nervoso, a síndrome de Gullain-Barré, como efeito colateral extremamente raro da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

As atualizações foram incluídas no site da agência nesta quinta-feira (21)

A decisão da Agência Regulatória de Saúde e Medicamentos (MHRA) britânica vem depois de a agência europeia acrescentar a síndrome de Gullain-Barré como possível efeito colateral da vacina no mês passado.

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune grave em que o próprio sistema imunológico passa a atacar as células nervosas, levando à inflamação nos nervos e, consequentemente, fraqueza.

Entre os sintomas estão formigamento nas pernas e nos braços, perda de sensibilidade, alterações na pressão arterial, palpitações e paralisia muscular. Em casos graves, a síndrome autoimune pode ser fatal, afetando a capacidade de movimentação dos músculos respiratórios.

A síndrome tem progressão rápida e a maioria dos pacientes recebe alta após 4 semanas, no entanto o tempo de recuperação total pode chegar até 3 anos ou mais.