Diretoria da Acib se reúne para conhecer o espaço Maker do Sesi de Blumenau

Foto: Nathália Heidorn

Por: OCP News Vale

26/10/2021 - 17:10

O ritmo do mundo nos seus aspectos tecnológicos, sociais e econômicos cresce de modo exponencial. Com isso, inovações e mudanças significativas estão acontecendo ao longo da vida das pessoas, transformando a forma de aprender e ensinar. Na última segunda-feira (25), a diretoria da Associação Empresarial de Blumenau – Acib, visitou o Espaço Maker, do SESI, entidade da FIESC, em Blumenau.

O intuito da visita foi conhecer e vivenciar a educação através da técnicas aplicadas pelo Espaço Maker, bem como sua cultura e desenvolvimento de competências. “Através da visita podemos discutir e trocar ideias para buscar inspiração para a implantação de salas e espaços diferenciados na região do Vale do Itajaí que geram um universo de criatividade através da educação. A visita foi uma experiência inovadora na qual pudemos presenciar o real aprendizado e cultura maker”, relatou o presidente da Acib, Renato Medeiros.

Na ocasião, a gerente executiva do Sesi e Senai, Silvia De Pieri Oliveira, informou que o Espaço de Educação Maker integra atividades que promovem exploração, pesquisa, construção e aprendizado colaborativo e coletivo, onde crianças e jovens elaboram projetos que propõem soluções criativas e inovadoras para problemas da sociedade contemporânea e do futuro. “A iniciativa contribui para o desenvolvimento de inúmeros jovens, auxiliando no acesso a recursos modernos, para experimentos educacionais e aprendizagens significativas”.

Também presente, o vice-presidente regional da Fiesc Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn, destacou a importância da educação aliada à tecnologia. “Ser maker é ver uma solução dentro de uma dificuldade e resolvê-la. Nosso objetivo é oferecer educação por meio de aprendizagem significativa, fazendo diferença na vida das pessoas e colaborando para um mundo melhor”.

Espaço Maker – um universo de criatividade

Com uma educação fundamentada no fazer, o Maker está ainda mais completo, com um portfólio maior de oficinas para todas as idades. Explorando a curiosidade, a criatividade e a autonomia de crianças, jovens e adultos, o método espiral de aprendizagem propõe um novo jeito de aprender, começando com a imaginação, passando pela criação, pelo brincar, pelo compartilhamento e pela reflexão, podendo retomar cada fase sempre que for necessário e, assim, fortalecer o pensamento experimental e o teste de ideias para que se tornem tangíveis.

Os diferenciais do Espaço Maker são: autonomia, colaboração, criatividade, inteligência emocional, pensamento crítico e soluções de problemas. Para mais informações, acesse o link.