Dia Nacional dos Surdos é comemorado no Brasil neste sábado (26) com foco na luta pela inclusão

Foto: Freepik

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/09/2020 - 16:09 - Atualizada em: 25/09/2020 - 16:18

O Dia Nacional dos Surdos, comemorado neste sábado (26), é uma data de reflexão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. A data foi oficializada pelo decreto de lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008.

Muitas conquistas já foram alcançadas pela comunidade surda, como a oficialização da Libras como segunda língua nacional, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos.

Porém, ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil e a data serve para promover o diálogo sobre o assunto.

Por que 26 de setembro?

O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil.

Em 26 de setembro de 1857 foi fundado no Rio de Janeiro pelo Imperador Dom Pedro II o Instituto Imperial de Surdos-Mudos.

O professor francês Édouard Huet, também surdo, foi convidado a lecionar às crianças surdas como forma de integrar essas pessoas à sociedade.

As aulas eram ministradas em Língua de Sinais Francesa, o que resultou em uma forte influência na construção da Língua Brasileira de Sinais.

Hoje em dia o local ainda funciona, mas com um novo nome: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O INES dedica-se até hoje ao ensino bilíngue de pessoas surdas no Brasil.

Comunidade Surda no Brasil

Um estudo divulgado em 2019, realizado pelo Instituto Locomotiva em conjunto com a Semana da Acessibilidade Surda, revelou que no Brasil existem mais de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva.

Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres.

A predominância é na faixa de 60 anos de idade ou mais (57%). Nove por cento das pessoas com deficiência auditiva nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida, sendo que metade foi antes dos 50 anos.

Entre os que apresentam deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos. Do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos.

Dois em cada três brasileiros com deficiência auditiva relataram enfrentar dificuldades nas atividades do cotidiano.

“Com isso, eles se divertem menos, têm menos chance no mercado de trabalho, não têm as mesmas oportunidades educacionais que os ouvintes têm”, relata Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

A falta de acolhimento e inclusão limitam o acesso dos surdos às oportunidades básicas, como educação (somente 7% têm ensino superior completo; 15% frequentaram até o ensino médio, 46% até o fundamental e 32% não possuem grau de instrução).

Vinte por cento das pessoas com deficiência auditiva idosos não conseguem sair sozinhas, só 37% estão no mercado de trabalho e 87% não usam aparelhos auditivos. “Porque é muito caro e inacessível para a maioria dessa população”, disse Meirelles.

“E como a população surda teve menos oportunidade de estudar do que a população ouvinte, como tem mais dificuldade no mercado de trabalho do que a população ouvinte, o dinheiro para conseguir o aparelho é ainda mais difícil. Esse conjunto de preconceitos que existe na sociedade acaba criando um círculo vicioso que não possibilita que os surdos e os ouvintes tenham as mesmas oportunidades de se dar bem na vida”, completa.

Comunidade Surda em Jaraguá do Sul

A Comunidade Surda em Jaraguá do Sul e região também é bastante ativa.

Caio Augusto Araldi, surdo de nascença, oralizado e sinalizado, é modelo e estilista e já ganhou destaque nacional ao ter sua história contada no programa Caldeirão do Huck.

Caio é hoje um dos jaraguaenses mais seguidos do Instagram, com quase 60 mil seguidores. Confira o perfil dele aqui.

Foto Divulgação

“O Dia do Surdo é uma data para celebrar a Comunidade Surdas e para firmar a luta pela acessibilidade”, declara.

“Este é um dia para parabenizar as pessoas surdas do seu convívio, seja um familiar, um amigo, um colega de trabalho ou de estudo”, afirma Caio.

Jaraguá do Sul conta ainda com a Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul (ASJS) que defende os interesses da comunidade, como a disponibilidade de intérpretes de Libras em serviços públicos.

A associação pode ser contatada pelo e-mail asjsurdos@gmail.com.

Fonte: Libras e Agência Brasil

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul