Deu na TV: Guaramirim é a cidade com a maior incidência de raios em SC

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/10/2017 - 10:10 - Atualizada em: 08/10/2017 - 10:36

Uma reportagem do programa “Balanço Geral Joinville”, da Rede RIC TV Record, veiculada dia 5 deste mês, informa que o município de Guaramirim, no Norte catarinense, registra a maior incidência de raios de Santa Catarina. As pesquisas apontam que o clima e as condições geográficas do município favorecem o fenômeno.

Confira:

Fazendo uma busca pelo tema no Google a equipe do “Por Acaso” encontrou uma foto beeeeeeeeeem curiosa, de autoria do Instituto Rã Bugio. Olha só, é a CRATERA que um raio deixou na cidade:

A publicação é de maio de 2013, seguida de texto postado pelo cientista Germano Woehl Junior:

“Um raio atingiu a plantação de arroz em frente da RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC), e abriu esta cratera da foto. Foi por volta das 16 h do dia 21/12/2012. Nosso vizinho, agricultor Osni Otto, presenciou o raio incidir em sua plantação e conseguiu localizar a cratera. No dia seguinte, ele me levou até o local e eu tirei estas fotos.

Este raio escolheu o ponto mais baixo, o que confirma um fato já conhecido que nem sempre o raio incide no ponto mais alto. Uma casa do entorno teve lâmpadas e alguns eletrodomésticos queimados e pode ter sido atingida por uma pequena descarga secundária (ramificação) do raio principal que abriu esta enorme cratera.”