Delicada operação retira árvore que poderia cair em cima de casa e rede elétrica na Vila Lalau

Foto Eduardo Montecino/OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/09/2017 - 14:09 - Atualizada em: 20/09/2017 - 15:04

A denúncia de que uma árvore do tipo Cássia (ou também conhecida como Acácia) pendia e ameaçava cair sobre a fiação elétrica e em cima de uma casa na João Rudolfo Florêncio, na Vila Lalau, em Jaraguá do Sul, mobilizou equipes da Defesa Civil e da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) para o corte dos galhos e dos troncos, na manhã desta quarta-feira (20).

Segundo o diretor de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, o chamado alertando que a movimentação da árvore estava colocando em risco os moradores e pedestres foi recebido na segunda-feira (18). No dia seguinte foi feita avaliação técnica da situação e constatada a necessidade de corte.

LEIA MAIS:

Figueira que completa 60 anos ganhará abraço simbólico no Dia da Árvore, em Corupá

Durante a ação com as motosserras, a rua foi impedida ao tráfego. A operação  mobilizou sete homens (quatro da Celesc e três da Defesa Civil) e foi cercada de cuidados. A preocupação era o risco de os galhos caírem sobre a rede elétrica. “A gente fica com dó de ter que cortar uma árvore, mas não tem outro jeito”, justifica Hideraldo.  Ele estima que a árvore deve somar mais de cinco décadas.

“Estamos trabalhando para a proteção da rede elétrica. Nossa equipe vai cortando as pontas dos galhos primeiro, para não cair no telhado. Depois, por último, a raiz é cortada pela Defesa Civil”, observa o fiscal de roçada e de linha viva da Celesc, Paulo Roberto Wesolowski. No alto do guindaste, um homem amarrava os galhos enquanto o outro cortava, próximo à fiação.

*Reportagem de Sônia Pillon