Curso de medicina já tem 1,4 mil candidatos pré-inscritos

Por: Elissandro Sutil

30/01/2018 - 10:01

Candidatos de diversas partes do país já buscam uma chance de cursar medicina na Faculdade Estácio de Sá, em Jaraguá do Sul. Até o fim da semana passada, aproximadamente 1,4 mil estudantes estavam pré-inscritos nas 50 vagas disponíveis, uma média de 28 candidatos por vaga. A expectativa, segundo a direção da unidade, é que esse número dobre até o fim do período de inscrição.

Receba as notícias via WhatsApp. Clique aqui para fazer parte do grupo OCP News

Conforme a diretora da Estácio de Jaraguá do Sul, Maria Isabel Franco Barreto, todas as informações referentes ao preenchimento das vagas estão no edital e as inscrições devem ser feitas pela internet. Para solicitar a inscrição neste concurso, o candidato deverá ter realizado o teste do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, 2014, 2015, 2016 ou 2017.

O período de inscrição encerra às 20h do dia 6 de março, mas a confirmação acontece somente após o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 299. O pagamento não pode ser feito após o prazo de vencimento, neste caso, um novo boleto deverá ser gerado no portal.

Maria Isabel informa que, em março, deverá sair a primeira lista de classificados com 50 nomes. “Os candidatos nomeados terão dois dias para pagar a primeira mensalidade do curso. Se as vagas não forem totalmente preenchidas, serão inseridos os próximos e assim sucessivamente, até preenchermos todas”, explica.

Segundo a diretora, os candidatos que disputarão a única vaga de bolsa integral de estudos devem ser naturais de Jaraguá do Sul e manter residência fixa no município. Além de terem feito o Enem e estarem entre os melhores classificados, precisam comprovar renda familiar mensal per capta de até um salário mínimo e meio. “A Estácio está prestigiando o estudante jaraguaense”, destaca Maria Isabel. Após a etapa de inscrição pelo site, o candidato que desejar concorrer à bolsa integral deverá comparecer presencialmente no campus da Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul e apresentar a documentação até às 20h do dia 6 de março.

Ainda não há data definida para o início das aulas, o que deve ocorrer na segunda quinzena de março | Foto Divulgação/OCP

Ainda não há data definida para o início das aulas, o que deve ocorrer na segunda quinzena de março. “A Estácio veio para contribuir e a ideia é colaborar com o desenvolvimento da região e ser um polo referência na área da saúde”, conclui. O curso de medicina tem duração de seis anos com aulas teóricas e de laboratório, além da residência obrigatória.

LEIA TAMBÉM:

– MEC aprova curso de medicina em Jaraguá do Sul

– Estágio e residência em medicina vão reforçar atendimentos na rede de saúde

Atualmente, a unidade de Jaraguá do Sul passa por ajustes físicos e acabamento no prédio. Na parte administrativa, ela diz que uma equipe inicial mínima está atuando. A parte docente ainda está em formação. Segundo a diretora, essa etapa conclui a primeira fase da construção. “A partir do terceiro ano, receberemos a vista do MEC para reconhecimento do curso. Passada essa fase, vamos solicitar outros cursos na área da saúde. Também poderá haver aumento de vagas, mas não sabemos quando”, projeta Maria Isabel.

COMO SE INSCREVER 

Acesse o site www.estacio.br/medicina 

A inscrição poderá ser feita pela internet, basta selecionar a unidade que deseja fazer a inscrição e clicar na opção “inscreva-se”, preenchendo os dados cadastrais no formulário específico que está na página. O próximo passo é imprimir o boleto bancário, que será disponibilizado a partir do dia 2 de fevereiro, e realizar o pagamento da taxa estabelecida até a data de vencimento.