Criciúma participa de projeto piloto no fornecimento de medicamentos para Hepatites Virais

Por: OCP News Criciúma

26/01/2021 - 08:01

Criciúma é a cidade escolhida da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) para participar do projeto piloto de fornecimento de medicamentos das Hepatites Viras, B e C, idealizado pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa começa no mês de fevereiro. O objetivo é que o paciente já receba o medicamento na hora do preenchimento do cadastro na farmácia da Vigilância Epidemiológica do município.

Conforme a Farmacêutica Responsável, Rubia Bresciani, será feito o cadastrado do paciente no novo Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM). “Após o cadastro realizado e se o mesmo tiver de acordo com o protocolo, o paciente já é contemplado com o medicamento. Os medicamentos estarão disponíveis de forma imediata para iniciar o tratamento. Anteriormente, o paciente demorava de 30 a 40 dias para receber”, explicou a farmacêutica.

Atualmente, no município tem 79 pessoas no tratamento de hepatite B. De hepatite C, o tratamento varia entre 8 e 24 semanas. Segundo a farmacêutica o município, mensalmente, tem de 4 a 5 casos iniciando o tratamento. Os medicamentos usados para hepatites B e C são: Tenofovir 300mg, Entecavir 0,5mg e Sofosbuvir + Velpatasvir 400/100mg, Sofosbuvir + Ledispavir 400/90mg, respectivamente.

“Esses medicamentos já são disponibilizados para o tratamento da hepatite B e C. Porém é por meio do Ministério da Saúde, via o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, na qual vem para o Estado e é repassado para o município, conforme o número de processos que a gente abre. Nós teremos um estoque mínimo disponibilizado pelo Mistério da Saúde, baseado nos últimos três meses de tratamento”, completa.


Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp