Covid-19: taxa de letalidade em Palhoça é a menor entre as 15 maiores cidades de SC

Desde janeiro a UPA do Bela Vista atendeu 58.351 pacientes, dos quais, 703 casos eram suspeitos de Covid-19 | Foto Divulgação/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

09/04/2021 - 12:04 - Atualizada em: 09/04/2021 - 12:17

Palhoça apresenta a menor taxa de letalidade por complicações provocadas pela Covid-19 entre as 15 maiores cidades de Santa Catarina, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do painel de casos de Covid-19 do governo do Estado.

Segundo os números atualizados pela secretaria da Saúde na tarde desta terça-feira (6), Palhoça registrou, desde o início da pandemia, 244 óbitos, entre 24.786 infectados. Isso representa uma taxa de letalidade de 0,96%, a menor entre os 15 municípios mais populosos de Santa Catarina.

Em Chapecó, por exemplo, o índice é de 1,7%, e em Florianópolis, de 1,14%. A cidade que apresenta o maior índice de letalidade entre os maiores municípios do estado é Itajaí, com 2,24%.

 

 

“O alto índice de recuperação de pacientes em Palhoça pode ser explicado pelas ações que a Prefeitura vem desenvolvendo desde o início da pandemia, com o acompanhamento rotineiro dos infectados por parte da Secretaria de Saúde”, reflete o prefeito Eduardo Freccia.

Desde os primeiros casos, o município articulou uma central de monitoramento para acompanhar a evolução dos pacientes. Neste ano, com o pico de contágio registrado em fevereiro, a Secretaria de Saúde reforçou a estrutura de atenção à doença, criando um centro de referência de atendimento aos pacientes sintomáticos de Covid-19 na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, que já atendeu 3.468 pacientes.

 

UPA 24h Bela Vista

A partir do agravamento dos casos, a UPA 24h do Bela Vista recebeu adequações, com ampliação dos recursos humanos, incluindo a implantação de cardiologista e fisioterapeuta, além da instalação de seis leitos de enfermaria com suporte de respiração mecânica (respiradores), o que vem possibilitando a estabilização de casos mais graves até a abertura de novas vagas na rede hospitalar estadual.

No período de 1º de janeiro até 6 de abril, a UPA do Bela Vista atendeu 58.351 pacientes, dos quais, 703 casos eram suspeitos de Covid-19. No mesmo período, foram atendidos cerca de 1.030 moradores de outras cidades, como São José, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes, Biguaçu e Águas Mornas.