Corupá tem prejuízo de mais de R$ 8 milhões com chuvas, aponta levantamento

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Pedro Leal

01/12/2022 - 11:12

Corupá teve um prejuízo de mais de R$ 8 milhões com as chuvas, segundo um levantamento preliminar apresentado em reunião entre secretários, defesa civil e o prefeito Luiz Carlos Tamanini na tarde desta quarta-feira.

O montante inclui estradas danificadas, deslizamentos de encostas, pontes parcialmente destruídas, suspensão do transporte escolar e coletivo, além do comprometimento das estações de captação de água, provocando o desabastecimento em toda a cidade.

“A situação é bastante preocupante e demanda muito grande. Desde o início das chuvas, toda a estrutura da secretaria de obras está envolvida na remoção de barreiras e na recuperação das estradas do interior e a demanda não para de aumentar”, disse o prefeito Tamanini.

No mesmo encontro, foi determinado que as aulas permaneçam suspensas até sexta-feira (2) em todas as escolas do município. Segundo o prefeito, as estradas não oferecem condições seguras para o transporte escolar. “Nós não vamos expor as nossas crianças numa situação em que não temos como garantir a segurança delas”, afirmou o prefeito.

Coleta de lixo suspensa

A coleta de lixo também está suspensa em todo o município por tempo indeterminado.

A decisão ocorreu em função do bloqueio na BR 280, serra de divisa entre Corupá e São Bento do Sul.

“Todo o lixo coletado em Corupá, vai para uma estação de transbordo em Nereu Ramos e de lá, é levado para Mafra. Com a 280 bloqueada e sem previsão de liberação, não há como armazenar o material. Por isso, orientamos a população para não colocar o lixo na rua, evitando a ação de animais”, destacou Tamanini.

O prefeito de Corupá tem mantido contato com a superintendência do Dnit de Mafra e que responde pelo trecho da BR 280, entre Corupá e São Bento do Sul.

Não há previsão de liberação e a orientação do Departamento é que os motoristas utilizem como rota alternativa para chegar a Curitiba a BR 116 até o entroncamento com a 470.