Coronavírus: saiba se você faz parte do grupo de risco e entenda como se proteger

Foto Eduardo Montecino/Divulgação PMJS

Por: Elissandro Sutil

27/03/2020 - 05:03 - Atualizada em: 30/03/2020 - 18:30

Desde o início da pandemia de coronavírus (Covid-19), cientistas, profissionais da saúde e demais especialistas tem avaliado e observado o comportamento do vírus nos pacientes e entre a população, a fim de combater o vírus com mais eficácia.

O índice de letalidade do coronavírus é baixo – 3,74% -, mas os profissionais de saúde apontam que entre as pessoas acima dos 60 anos a taxa é consideravelmente maior, chegando a uma letalidade de 15%.

A situação é ainda mais crítica caso o paciente tenha outras doenças, como diabetes, hipertensão ou algum quadro cardíaco.

Por isso, o grupo de risco considerado para o covid-19 integra a população que se enquadra nessas características, incluindo ainda as pessoas fumantes.

Idosos

Para a população acima dos 60 anos o isolamento deve ser seguido com bastante disciplina, evitando-se a qualquer custo as aglomerações, festas, eventos públicos e viagens.

O principal motivo, dizem os especialistas, é que essa parcela da população costuma ter um sistema imunológico mais comprometido, agravado ainda por outras condições de saúde, como hipertensão e diabetes.

Por isso, a resposta imunológica dessas pessoas ao vírus costuma ser menos eficiente.

A recomendação é que lavar as mãos, antebraço e o rosto é prática que deve ser feita constantemente, além da limpeza e outros cuidados pessoais, já que o vírus também é transmitido pelas fezes.

Foto Eduardo Montecino/Divulgação PMJS

Ao tossir e espirrar, também se deve cobrir a boca e usar lenços descartáveis, sendo imediatamente colocados no lixo depois de usados.

Em caso de algum sintoma do coronavírus em pessoa idosa, a recomendação é procurar atendimento domiciliar antes de ir a um posto de saúde e até mesmo hospital.

A medida é importante para evitar uma exposição ainda maior caso não esteja contaminado, e também de diminuir a transmissão do vírus.

Fumantes

A médica epidemiologista e professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Eleonora d’ Orsi, explica que os fumantes têm a saúde pulmonar severamente comprometida.

“Chegar um vírus novo numa pessoa fumante, é um estrago tremendo, ela não tem resistência nenhuma. O vírus destrói um pulmão que já está comprometido. Quem fuma, precisa parar de fumar urgentemente”, afirma.

Foto Pexels

Segundo ela, o fumante que for infectado com a covid-19 é quem vai parar no hospital e na UTI.

“Nós já temos um percentual baixo de fumantes no Brasil, está abaixo de 10%, mas as pessoas que ainda estão fumantes precisam parar de fumar hoje. Elas estão correndo risco de vida”, completa.

Doentes crônicos

As doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, também afetam a capacidade imunológica das pessoas acometidas e, com isso, pode desenvolver sintomas severos caso contraiam coronavírus.

A diabetes e a hipertensão debilitam os glóbulos brancos debilitados, comprometendo as defesas iniciais do corpo. Pacientes em tratamento contra o câncer também estão mais frágeis, aumentando o risco de infecções graves.

Já no caso dos cardíacos, o coração acaba sobrecarregado numa situação em que o pulmão está comprometido.

Foto Pexels

Para todas essas pessoas as medidas de proteção devem ser obrigatórias, assim como seguir à risca os tratamentos médicos dessas doenças.

Mesmo nas pessoas fora do grupo de risco, é importante manter o isolamento prevenindo a transmissão para os demais, assim como reforçar o sistema imunológico.

A indicação é para que todos mantenham uma alimentação balanceada, hidratação e realização de exercícios físicos dentro de casa, além de exposição ao sol, por quinze minutos, na janela ou na varanda.

 

Foto Studio OCP

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul