Coronavírus: manejo de corpos diagnosticados e suspeitos é discutido em Criciúma

Por: OCP News Criciúma

01/04/2020 - 18:04 - Atualizada em: 01/04/2020 - 18:21

A Vigilância Sanitária de Criciúma, em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, promoveu uma reunião para estabelecer diretrizes no manejo de corpos diagnosticados ou suspeitos de coronavírus (Covid-19).

As estratégias são direcionadas às funerárias, ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Todos deverão seguir o que consta na Nota Técnica Conjunta nº 025/2020 – DIVS/DIVE/SUV/SES/SC.

O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (1º), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

“Essa reunião é fundamental para estabelecer as estratégias tecnicamente adequadas para o município, em conjunto com os demais setores dessa área para que estejam preparados para lidar com esse tipo de situação”, disse o coordenador interino da Vigilância Sanitária de Criciúma, Samuel Bucco.

Dentre as instruções repassadas, estão aquelas que se aplicam aos familiares e amigos.

Os funerais não são recomendados, mas caso ocorram, devem apresentar número reduzido de pessoas, para evitar o contágio de Covid-19.

As medidas de higiene necessitam ser mantidas em todas as circunstâncias e devem ser evitados apertos de mãos e outros tipos de contato físico durante o funeral.

“Sabemos que se trata de um momento delicado, mas devido a situação que estamos vivendo, é preciso tomar cuidado para evitar a proliferação do vírus. A reunião foi muito importante para que todos pudessem ter conhecimento das medidas a serem tomadas desde a preparação do corpo”, disse a secretária municipal da Assistência Social e Habitação de Criciúma, Patrícia Vedana Marques.