Contra surto nacional de sarampo, Jaraguá do Sul adere à campanha de vacinação

Foto Agência Brasil

Por: Elissandro Sutil

01/10/2019 - 13:10 - Atualizada em: 01/10/2019 - 13:14

Devido à situação epidemiológica em que se encontra o País, o Ministério da Saúde, juntamente com os estados e municípios, realiza a partir de segunda-feira (7) a Campanha Nacional Contra o Sarampo, que acontecerá em duas etapas.

Essa primeira é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e acontece durante o mês de outubro, tendo o terceiro sábado (19) como dia D, e encerramento no próximo dia 25.

Já a segunda fase da campanha ocorrerá no período de 18 a 30 de novembro (que também será o dia D) e terá como público-alvo pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

De acordo com a supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Ana Kneipp, Jaraguá do Sul disponibilizará a vacinação em todas as suas Unidades Básicas de Saúde com Sala de Vacinas durante o expediente de cada uma.

Além disso, nas duas primeiras semanas da primeira fase da campanha, a Unidade Central de Imunização (na Rua Reinoldo Rau) adotará horário estendido até as 19 horas para facilitar o acesso à vacina.

Já para os moradores dos bairros Garibaldi/Santo Estêvão, Jaraguá 84, Jaraguá 99, Rio da Luz, Rio Molha, Rio Cerro II e Barra do Rio Cerro, a vacinação será concentrada na UBS da Barra a partir de segunda-feira (7).

Ana Kneipp destaca que também haverá uma equipe da Secretaria de Saúde realizando vacinação contra o sarampo e febre amarela durante o evento Viva Mais Jaraguá, agendado para o próximo dia 12, na Arena.

Ela orienta que é obrigatório apresentar a carteira de vacinação – seja nas unidades de saúde ou na Arena – para sua verificação e atualização.

Foto: Divulgação/PMJS

Estratégia

“Esses públicos foram priorizados para a participação nessa estratégia, considerando que estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019”, explica a supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Ana Kneipp.

A enfermeira acrescenta, que, entre os dois, a prioridade está voltada especialmente às crianças menores de cinco anos de idade, pois estão na faixa etária com maior número de internações e também apresentam mais risco de desenvolver complicações pelo sarampo, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.

Surto

Conforme argumento do Ministério da Saúde, a vacinação de forma seletiva é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no País, onde foram confirmados 10.330 casos em 2018.

Desse total, a maior concentração ocorreu entre junho e agosto, com destaque para julho, com 3.950 casos, o que equivale a 38,2%.

Já este ano, no período de janeiro a setembro, houve a confirmação de 3.729 casos, apresentando o mesmo comportamento epidemiológico com menor número de registros de casos confirmados do que no ano passado.

Sarampo

O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e provocar complicações como pneumonia e encefalite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. A distribuição é universal e acomete indivíduos de todas as idades.

A transmissão acontece seis dias antes e quatro dias após o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo (exantema), sendo o período de maior risco dois dias antes e dois dias após o início do exantema.

 

Fonte: Prefeitura de Jaraguá do Sul

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger