Cônsul honorário da Alemanha visita Corupá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/09/2017 - 09:09 - Atualizada em: 07/09/2017 - 13:10

O cônsul honorário da Alemanha em Joinville Rodrigo Bornholdt, visitou no fim da tarde desta quarta-feira (6) a Prefeitura de Corupá. Rodrigo foi recebido pelo prefeito João Carlos Gottardi, pela assessora de Cultura Roseli Siewert e pela professora de alemão Fernanda Pellin. O cônsul esteve acompanhado do advogado Herrmann Suesenbach e do empresário Roland Belling e também visitou a Secretaria de Educação e Cultura sendo recebido pela secretária Miriam Taufenbach.

Segundo Rodrigo Bornholdt, que é cônsul honorário da Alemanha em Joinville desde 2013, está realizando visitas aos municípios da região Norte do Estado para estreitar o contato com as prefeituras e entidades municipais. Hoje o Consulado Alemão em Joinville realiza atividades no trato de assuntos como dupla nacionalidade, vistos, permissões para residências, passaportes, além da legalização de documentos, registros de nascimento e naturalização entre outros. Mas segundo Rodrigo, a valorização da cultura alemã, muita presente na região Norte do Estado, também está entre as atribuições do consulado.

O prefeito João Carlos Gottardi, a assessora de Cultura Roseli Siewert e a professora de alemão Fernanda Pellin relataram ao cônsul como serão ministradas as aulas de alemão no município. Desde que começaram a ser divulgadas, as aulas que devem ocorrer no período de contraturno nas escolas de Corupá já tiveram aceitação inicial de 683 alunos inscritos. Na próxima terça-feira (12) uma reunião será realizada com os pais dos estudantes que demonstraram interesse pelas aulas para que depois de definido o número de alunos a frequentar as aulas seja feito o cronograma de aulas.

Segundo Rodrigo, a valorização da cultura alemã também está entre as atribuições do consulado | Foto Divulgação

Rodrigo elogiou a iniciativa da Prefeitura de Corupá em oferecer as aulas de alemão nas escolas e se colocou a disposição para orientar e buscar meios de efetivar projetos futuros relacionados ao ensino do alemão. “Este projeto é um resgate das raízes de nossos ascendentes e uma forma de preservar e valorizar a cultura alemã que é bem presente no município”, comentou.

O cônsul também convidou o prefeito João Carlos Gottardi para participar de um jantar de boas-vindas ao embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, que estará em outubro em Joinville.

LEIA TAMBÉM

– Estudantes de Corupá terão aulas de alemão

Aulas de alemão

O objetivo das aulas de alemão em Corupá é ensinar o nível básico do alemão, principalmente vocabulário e oralidade. A ideia é que seja um primeiro passo para que os estudantes busquem se aperfeiçoar não somente no alemão, mas que sejam incentivados a aprender novas línguas.

O Projeto Deutsche Schule in Corupá (Escola de alemão em Corupá)  começou com uma conversa entre o prefeito João Carlos Gottardi, representantes da Secretaria de Educação e Cultura e a professora de alemão já no início do ano.

Segundo o prefeito a  opção em oferecer as aulas de alemão na rede municipal de Corupá se deve à influência da colonização germânica no município onde ainda existem muitas famílias que falam e valorizam o idioma.

Todo o material didático será elaborado pela professora Fernanda Pellin a partir da formação das turmas e será fornecido gratuitamente pela Prefeitura aos alunos.

*Com informações da Prefeitura de Corupá