Confira os trabalhos dos alunos de Florianópolis nas feiras de Matemática e Ciências

A construção de robôs. Um estudo sobre as células. Conceitos matemáticos em materiais que serão reciclados e reutilizados. A confecção de um protótipo do sistema solar. Esses trabalhos participam da IV Feira Municipal de Matemática, IV Feira Municipal de Ciências e V Feira Regional de Matemática.

O evento, promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis, foi realizado na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no bairro Rio Tavares.

As feiras contemplaram atividades de 12 escolas básicas municipais de Florianópolis.

Este ano, 44 trabalhos estão sendo  apresentados, 23 na área de ciências e 21 de matemática. Há  oito categorias: Educação Especial, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Professor e Comunidade.

Cinco trabalhos de matemática serão selecionados para o evento estadual que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em Massaranduba.

Matematizando o lixo

Promover a articulação entre matemática e ciências através do estudo sobre a produção e descarte de resíduos sólidos e suas implicações ao meio ambiente. Esse é o objetivo do “Matematizando o lixo”,  exposto pelos estudantes Samuel Guifolin e Vitor Mateus, do 8º ano da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras. Ele foi orientado pelas professoras Narjara Zimmermann e Tarcísia Vicente de Lima.

Foi apresentado aos estudantes em sala de aula algumas situações-problema que envolvem a questão ambiental, como dados estatísticos sobre o lixo produzido, tempo de decomposição na natureza e impactos ambientais.

Isso ajudou no processo de escolha dos materiais que seriam reciclados e reaproveitados e que pudessem relacionar e explorar conceitos matemáticos, como papel, caixas de papelão, latas de alumínio, canudos e garrafas PETs.

Com as caixas, foi trabalhado o desenvolvimento de elementos relacionados aos poliedros, retangular ou cúbico, além  de algumas propriedades do estudo sobre triângulos. Já com as latas de alumínio, canudos e garrafas PETs foi possível relacionar circunferências, arcos e ângulos.

A matemática na robótica

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba robôs e computação e que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas. Ela torna esses sistemas antes controlados manualmente em sistemas controlados por circuitos eletrônicos.

Foto Divulgação/PMF

Os estudantes da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS), na Cachoeira do Bom Jesus, decidiram estudar  robótica porque têm um colega cego na sala. E com um tema com construção prática de um protótipo, ele poderia interagir com o trabalho em todas as etapas.

O foco foi em descobrir como funciona o sistema da robótica e o sistema hidráulico das máquinas e assim construir um robô hidráulico guindaste e um robô hidráulico retroescavadeira.

Durante as pesquisas e a montagem do trabalho, os estudantes puderam aprender sobre o deslocamento da retroescavadeira e do guindaste no plano cartesiano, ângulos, graus, números negativos, preços dos materiais, área, perímetro, medidas de volume, ampliação e redução.

Célula e inclusão

Ainda na EBIAS, a inclusão também fez parte do trabalho apresentado pela professora Narjara Zimmermann, chamado “O conceito de ampliação e o estudo de células a partir de uma perspectiva inclusiva”.

Ela desenvolveu um conjunto de atividades relacionadas ao estudo da célula respeitando a diversidade da turma: alunos e alunas com diferentes tempos de aprendizagem e a presença de um aluno cego.

O objetivo foi a aprendizagem de questões como aproximações e diferenciações dos tipos celulares (procarionte e eucariontes), compreensão das principais estruturas e funções, história e noções de microscopia e conceito de ampliação.

Narjara, em parceria com as professoras da educação especial e do laboratório de ciências, trabalhou diferentes experiências com os estudantes. Eles puderam observar e sentir a textura dos materiais – uma cebola, uma cortiça e uma folha de bananeira seca; observar a cortiça e a célula da cebola no microscópio e as manipular; e também manipular o material tátil, que simula diferentes texturas, auxiliando no conceito de ampliação e no uso do microscópio para videntes e não videntes.

Sistema solar

Na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, localizada no Rio Tavares,  foi concebido um projeto sobre o sistema solar, englobando as disciplinas de ciências e matemática.

Foto Divulgação/PMF

As crianças do quinto ano, orientadas pela professora Julisse Oker Savi da Silva, assistiram a documentários e estudaram textos sobre o sistema solar, iniciando a sua confecção, através de algoritmos e conceitos matemáticos, como escala, circunferência, raio, diâmetro e número PI.

Também foi possível aprofundar os conhecimentos sobre o sistema solar, trabalhar a coordenação motora e fazer uma ligação entre as disciplinas, mostrando que matemática e ciências podem andar juntas.

Trabalhos de Matemática

Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus):

– Ouvindo a matemática

– Eletrizando a matemática

– Feminicídio em números

– Luz, câmera, ação na matemática

– Nos passos da matemática

– A matemática na construção de uma casa de palitos

– A matemática dos Bitcoins

– A matemática na Copa do Mundo

– A matemática na robótica

Escola Básica Municipal Osmar Cunha (Canasvieiras):

– Matematizando o lixo

– Que peixe é este?

Escola Básica Municipal José do Valle Pereira (João Paulo):

– A matemática inserida na Muralha

Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa (Saco Grande):

– Leitura de unidades de tempo, as invenções de relógio ao longo do tempo

Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras):

– A matemática da pizza

Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras):

– O estudo da matemática usando como base a horta escolar

Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias (Vargem Grande):

– Matemática e teatro: um caminho para aprender sistemas de numeração

Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses):

– História do Tangram

Outros trabalhos:

Geometria espacial no esporte e na escola: estudos dos ângulos do taekwondo – Comunidade da Cachoeira do Bom Jesus vinculada ao EBIAS

– O ensino de geometria espacial com “hologramas” – Colégio de Aplicação UFSC

– Hábitos alimentares – EEB Professor Benonívio João Martins (Palhoça)

– Censo escolar: composição familiar – EEB Professor Benonívio João Martins (Palhoça)

Trabalhos de Ciências

Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares):

– Ar condicionado de garrafa PET

– Solo

– Gerador eólico

– Estudando hábitos de higiene com gráficos

– Ótica

– Sistema Solar

Escola Básica Municipal Paulo Fontes (Santo Antônio de Lisboa):

– Reconhecendo campo magnético

– Clonagem

– Do vinho pra água e da água pro vinho

– Poluição e chuva ácida

– Produtos da queima de parafina

Escola Básica Municipal Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa):

– Pasta de dente de elefante

– Sono na escola

– Identidade cultural

– Clube de Ciências – Um espaço para alfabetização científica na prática

Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras):

– Elaboração de inseticidas naturais para aplicação na horta escolar usando como base os conceitos químicos de substâncias e mistura

– Os resíduos sólidos como recurso didático para conhecer o corpo humano

Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses):

– O mistério das fases da lua

– Piolho! Estou fora

Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (Pantanal):

– A dinâmica interna da Terra e suas consequências

Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa (Saco Grande):

– O luxo do lixo

Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus):

– O conceito de ampliação e o estudo de células a partir de uma perspectiva inclusiva

Escola Básica Municipal Osmar Cunha (Canasvieiras):

– Tabela periódica dos elementos super-heróis

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?