Companhia Trama estreia hoje na Scar

Foi através das aulas de teatro que começou a paixão por essa arte. Após o término do curso, veio a vontade de trilhar o caminho profissional e foi então que nasceu o Grupo Trama, formado por ex-alunos do curso de Teatro Gats. Hoje, eles levam para o teatro do Centro Cultural da Scar a peça “Dom Casmurro: fragmentos”, que surgiu ainda no curso, mas que agora marca a estreia do grupo independente.

Formado por seis pessoas, o Grupo Trama busca a profissionalização e a colocação no cenário teatral da cidade. De acordo com o produtor Maike França, os jovens atores terminaram as aulas, mas sentiram a vontade de continuar atuando. “Muitos queriam apenas o teatro como uma experiência diferente, mas nós temos a ideia de seguir carreira com ele. Assim criamos o Trama. Primeiro vamos trabalhar com esse espetáculo, o Dom Casmurro, para tentar circular com ele por mais lugares”, conta. O grupo decidiu seguir o caminho independente e profissional no início deste ano, mas caminha com calma.

A peça inspirada na obra de Machado de Assis passou por modificações para formar o primeiro espetáculo do portifólio. “Todos lemos o livro Dom Casmurro, e encontramos pontos que poderiam dar vida a uma peça. O Thiago Barba recebeu essas anotações e fez a adaptação do roteiro. O diferencial é que nela usamos um jogo com tecidos para simbolizar os pensamentos de Bentinho, o Dom Casmurro”, explica.

Com o antigo grupo, chamado Semibreve, eles chegaram a apresentar três vezes esse espetáculo. “Foram boas apresentações, mas desta vez temos mais consciência de nossa atuação e esperamos trazer mais qualidade nela”, enfatiza. A ideia do grupo, segundo o produtor, é melhorar a peça para tentar apresentá-la em festivais. “Ainda estamos muito no início, nos encontrando, mas pretendemos trabalhar com o Dom Casmurro por mais algum tempo. Paralelo a isso, todos os integrantes continuam estudando para aumentar o potencial do grupo”, completa.

A peça do Grupo Trama será encenada hoje (25), às 20 horas, no Pequeno Teatro da Scar. “Dom Casmurro: fragmentos” tem no elenco Suzi Daiane, Sassá Andrade, Poliana Telles, Maike França, María Eduarda Bonatti e Jade Hohl de Medeiros, e a classificação é livre. Os ingressos para a apresentação custam R$ 10 e R$ 5, e podem ser comprados na bilheteria da Scar.